O ano de 2018 fechou e acabei não postando sobre os resultados das montadoras, portanto vou fazer um resumão de 2018 e primeiro trimestre de 2019.
A HDMC ficou mais uma vez atrás da BMW em 2018. A marca alemã produziu 8194 unidades e vendeu 7596 unidades, batendo a meta para 2018 (7500 unidades vendidas), mas ficando com um encalhe que ainda não tinha acontecido: 598 unidades.
A HDMC também bateu sua meta para 2018 (5500 unidades vendidas) com 5987 unidades vendidas e 5739 unidades produzidas, ficando pela primeira vez sem encalhe para 2019, motivo para a falta das tradicionais promoções de início do ano da HDMC.
Analisando o desempenho das duas montadoras é possível afirmar que a HDMC foi mais eficiente que a BMW dentro do mercado brasileiro.
O top ten da HDMC para 2018 mostra a Fat Boy (com duas versões de motorização) pegando o primeiro lugar da Iron 883, uma briga doméstica na família Touring entre Road Glide Ultra e Limited Ultra, o fator novidade falando alto nas vendas de Sport Glide e FXDR (lançadas em outubro) e o resultado muito fraco de Road King Classic (que no catálogo americano aparece apenas como Road King) e Street Glide.
Iniciando pelos micos Road King Classic e Street Glide: os dois modelos, juntando suas várias versões (Road King Classic e Police: Street Glide, Special e anniversary edition) conseguiram vender menos que a Softail Slim (modelo menos vendido dentro da família Softail). Road King Classic e Police venderam 101 unidades com 93 unidades produzidas e Street Glide, Special e anniversary edition venderam 84 unidades com 92 unidades produzidas, enquanto a Softail Slim vendeu 135 unidades com 121 unidades produzidas.
Vamos ao Top Ten HDMC Brasil: Fat Boy em primeiro com 964 vendas e 956 produzidas; Iron 883 com 823 vendas e 774 produzidas; Fat Bob com 797 vendas e 790 produzidas; Ultra Limited com 445 vendas e 431 produzidas; Road Glide Ultra com 416 vendas e 393 produzidas; Sportster 48 (que saiu do catálogo 2019) com 365 vendas e 295 produzidas; Softail Breakout com 280 vendas e 277 produzidas; Softail Street Bob com 246 vendas e 244 produzidas; Road King Special coom 227 vendas e 224 produzidas e Road Glide Special com 172 vendas e 161 produzidas.
Vale notar as vendas das novidades lançadas em outubro, e com apenas um trimestre de vendas, FXDR (79 vendas que projetaria 316 vendas no ano) e Super Glide (69 vendas que projetaria 276 vendas).
Para finalizar 2018 vemos o resultado ruim para duas top ten de 2017: Sportster Roadster (terceira colocada) e Heritage (sétima colocada): tanto a Sportster Roadster quanto a Heritage venderam 170 unidades cada.
O primeiro trimestre de 2019 começa projetando números inferiores aos que fecharam 2018, normal para o primeiro trimestre. A HDMC vendeu 1179 unidades (projeção de cerca de 4700 vendas) e produziu 1379 unidades (projeção de cerca de 5500 unidades).
A BMW vendeu 1898 unidades (projeção de cerca de 7600 unidades) e produziu 2106 unidades (projeção de 8424 unidades).
Analisando os números referentes a produção do primeiro trimestre pode-se esperar que as metas para 2019 sejam igualar 2018.
O primeiro Top Ten da HDMC Brasil fica assim: Fat Boy com 315 vendas, Iron com 236 vendas, Fat Bob com 130 vendas, Road Glide Ultra com 83 vendas, Limited Ultra com 78 vendas, FXDR com 64 vendas, Sport Glide com 64 vendas, Street Bob com 47 vendas, Road King Special com 46 vendas e Breakout com 37 vendas.
As candidatas a mico do ano continuam sendo a Street Glide (15 vendas) e Slim (14 vendas).
Vale notar que a opção por duas motorizações da Fat Boy foi muito feliz pois alcançou a posição de best seller e mantém em 2019, a briga doméstica das Ultras (Road Glide e Limited) mostra uma divisão entre a "turma do tour pack", as duas novatas já mostram bem sua força ao assumir o sexto e sétimo lugares na lista e não se entende o motivo para a saída da Sportster 48 do catalogo 2019.
A saída das clássicas Road King e Heritage para dar lugar às darks Special e Sport Glide parece bem justificada, assim como a saída das Sportsters Custom e Roadster (que já vinham com números em decadência), mas nada justifica a saída de uma top ten para a entrada de uma nova motorização de um modelo best seller, no caso a Iron 1200 que em 2019 vendeu apenas uma unidade.
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