A Harley-Davidson Brasil dá indícios que a linha 2016 já está no forno.
Com 850 unidades produzidas, outubro é o melhor mês da linha de montagem em Manaus.
Já na ponta da venda, com 570 unidades vendidas, outubro fica na média embora bem abaixo dos melhores meses (março com 780 unidades e setembro com 716 unidades).
Analisando as planilhas, nota-se também que o reforço na linha de montagem não acontece na família Dyna ou nas Tourings, mas sim nas Softails e Sportsters, modelos que mostraram novidades para 2016.
Aliás, os relatos que as Dynas sumiram podem ser comprovados pela ABRACICLO: apenas 50 unidades foram produzidas contra 329 unidades da família Sportster e 278 unidades da família Softail, com 155 unidades da família Touring (incluindo RK Police e unidades CVO) e 36 unidades da família VRSC.
Outros detalhes interessantes nos números divulgados pela ABRACICLO: a família VRSC vem perdendo espaço (519 unidades produzidas em 2016), as unidades CVO se mostram como um importante mercado premium (160 unidades produzidas onde a meta para 2016 eram 60 unidades) e as Dynas vem sendo deixadas em segundo plano pela HDMC (525 unidades produzidas em 2016).
Fechando os números para outubro: 5597 unidades vendidas e 6397 unidades produzidas, estimando cerca de 6700 unidades vendidas e 7600 unidades produzidas, que caracteriza uma estratégia visando trazer a linha 2016 para os dealers antes do final de 2015.
A Indian aparece na planilha junto com os modelos da DAFRA e traz 9 unidades produzidas (4 Scout, 3 Chief Classic e 2 Chief Vintage) e zero moto vendidas em outubro. Não aparece nenhuma Roadmaster e nenhuma Chieftain apesar de três unidades (2 Chieftain e 1 Roadmaster) terem sido exibidas no Salão Duas Rodas.
Como foi publicado a venda de zero motos em outubro, a melhor conclusão é que as 9 unidades tenham sido montadas para o evento do Salão Duas Rodas e consignadas ao dealer paulista para a inauguração. Resta saber apenas onde foram parar as 3 unidades restantes que estavam no Salão Duas Rodas, cujo o melhor palpite é que tenham sido recolhidas pela Polaris para posterior destinação.
E com isso, a HDMC vai implementando sua estratégia para 2016 sem maiores problemas.
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