quinta-feira, 16 de abril de 2015

Facebook e o mercado de peças usadas

 Um recomendação, sempre repetida, é não comprar peças usadas sem procedência.

Uma fonte bem conhecida de revenda de peças usadas e/ou importadas sem procedência sempre foi o Mercado Livre, OLX e outros mercados similares.

Já há algum tempo as comunidades de proprietários de HD no Facebook vem servindo como balcão para negociar peças usadas, e como sempre vale a mesma recomendação para não comprar peças sem procedência.

A procedência no Facebook é estabelecida pelos amigos em comum e pela reputação que o vendedor tem dentro da comunidade.

Mesmo assim acontecem incidentes. E comento isso por experiência própria.

O painel do odômetro da Fat estava completamente ilegível por conta da exposição ao sol e umidade de chuva e por isso venho me mantendo atento às ofertas que aparecem nos grupos de Facebook, pela facilidade de estabelecer a procedência da peça.

Não estava fazendo questão de um velocímetro novo por não ver vantagem na peça nova: a possibilidade de perder os dados registrados no odômetro era a mesma em uma peça nova ou usada, por este motivo aguardei aparecer uma oportunidade onde alguém estivesse customizando ou trocando o velocímetro por algum instrumento combinado (speed/tachmeter).

E apareceu. Foi anunciado um velocímetro de softail 05, vendido em conjunto com o dash board, por um revendedor do norte do Paraná. Não entrei em detalhes sobre o motivo da venda (falha minha), a foto mostrava o equipamento em condições e por ter vários amigos em comum acreditei que a peça estaria em condições de uso.

Peça usada é sempre uma aposta a ser feita, principalmente comprada à distância e se baseando nas informações do vendedor. Questão de confiança.

Infelizmente a definição de condição de uso parece ser diferente para o vendedor: o dash board veio amassado, provavelmente por aperto excessivo do parafuso principal, e o velocímetro mostrava ter sido aberto por algum motivo que desconheço.

No estado que chegou, a peça era inviável de ser usada pois estava vulnerável a infiltração de água de chuva.

Não foi uma boa aposta.

Fiz algumas "cirurgias" com a ajuda do Adriano e consegui aproveitar algumas partes do dash board para reformar o meu dash board e instalei o velocímetro após fazer um isolamento com uma camada de silicone.

O resultado foi melhor que eu esperava (crédito do Adriano) e o novo velocímetro voltou a vida com a quilometragem feita na moto onde havia sido instalado originalmente (pouco menos de 10.000 kms).

Como esse velocímetro não era de uma softail 05 (apesar de ter sido anunciado como tal), ganhei relógio no display do odômetro e algumas luzes-espia de alertas como FOB e ABS.

Já rodei, parece que tudo funciona como deve, inclusive os alertas de erro com a luz do ABS acesa (o ABS da minha Fat nunca funcionou... desde que comprei.... hehehehe). Agora vou aferir o velocímetro com o meu GPS.

Mas fica o alerta para ser o mais específico possível na compra para evitar incidentes baseados na confiança de que o vendedor não venderia algo cujo o destino deveria ser a lata do lixo.

Nenhum comentário: