sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

tentando uma solução para a suspensão dianteira

Postei em junho, quando fiz a revisão de 72.000 kms (veja aqui) que sentia as suspensões chegando ao final da vida útil.

A suspensão traseira foi resolvida nessa revisão, ao deixar os amortecedores na regulagem mais dura, mas a suspensão dianteira continuava me aborrecendo com as constantes pancadas na mesa por conta das molas cansadas.

Conversei com o Adriano após a minha chegada de Orlando sobre isso, melhorei um pouco a situação mantendo os pneus calibrados com mais frequencia (veja aqui) e em setembro a situação começou a deixar a condução da moto bem complicada (veja aqui).

Conversando e seguindo as recomendações que já haviam deixado no comentário e mails que tinha recebido estava pensando em fazer a troca das molas originais pelas molas da Progressive Suspension que tem várias soluções: desde um kit com molas e reservatório de gás até as molas mais usadas nas customizações que permitem rebaixar a frente.

O que todos me recomendaram é o fork lowering kit (link) composto pelas molas de apoio, molas de suspensão e um calço para deixar a suspensão desde a posição mais baixa (sem o calço) até a posição mais alta (com o calço integral), sendo a regulagem da altura definida pelo tamanho desse calço (cortado no tamanho para deixar a moto com uma altura entre a máxima e a mínima).

Esse calço, visualmente falando, não passa de um tubo a ser serrado (ou não) e conversando novamente com o Adriano sobre a dificuldade em pilotar a moto e a dificuldade em trazer o kit nessa época de fim de ano, ele recomendou a troca de óleo da suspensão (usando o 15w) por um mais grosso (20w) e fazer um calço com tubo de pvc comum. Ele já havia feito isso para um cliente há algum tempo atrás e o cliente havia gostado do serviço.

Usar óleo mais grosso visa compensar o enfraquecimento da mola original e o calço visa levantar a suspensão tal e qual o sistema da Progressive Suspension.

Assim foi feito e o resultado está sendo muito bom até o momento. Rodei pelo Rio, nas vias esburacadas de sempre, onde a mesa recebia as pancadas da suspensão e isso não acontece mais.

Do mesmo modo, a moto não "abana" mais nas curvas, permitindo fazê-las com mais velocidade dentro e de forma mais segura. Vou rodar, mas acho que o problema está resolvido até que o óleo 20w não consiga mais compensar o cansaço do material das molas originais, quando acredito que os amortecedores traseiros também já terão completado sua vida útil.

Nesse momento vai ser mesmo necessário a troca, que pretendo fazer usando as suspensões da Progressive: o fork lowering kit na frente e os PS422.

O efeito colateral da solução do problema foi a necessidade de lavar a moto. Além da sujeira habitual, voltou com a sujeira habitual de oficina e não teve mais jeito.

Dessa vez lavei no 1220 na Barrinha. Conseguiram o milagre de fazer a moto voltar a brilhar


São Pedro não pareceu muito satisfeito com a idéia de ver a Fat limpa depois de tanto tempo, pois foi só confirmar que poderia lavar a moto, apesar do horário que cheguei (quase 17h) que o tempo fechou.... hehehehehe


Mas chegou em casa limpa. Vou tentar mantê-la menos suja lavando pelo menos duas vezes no ano...

4 comentários:

Roque disse...

Aleluia! A Fat está limpinha e com os cromados brilhando.

Filipec disse...

Tio Dino, Me paga vintão que lavo toda semana. (Tenho antitetânica)

Unknown disse...

Boa tarde, tudo bem? Excelente opção do calço feito de.pvc, vc tem foto e.as medidas do calço? Desde já muito obrigado..

wolfmann disse...

Não fiz foto, mas é você precisa de um tubo de pvc com o diamêtro da bengala e e cortar com a altura que achar necessário.

Até hoje a moto está rodando com essa solução de 2014.