A Street Glide foi a estrela do catálogo em 2012. O fator novidade junto com o fato de ser uma Electra "mais leve" e o estilo bagger que começava a fazer fãs no Brasil contribuíram para o modelo ser muito bem vendido na estréia.
Em 2013 a Street Glide perdeu público por conta da suspensão traseira. Enquanto a 2012 veio com a suspensão hidropneumática tradicional das Tourings, com regulagem através de bomba de ar e manômetro de mão, a 2013 "inovava" com uma suspensão com regulagem através de pré-carga em mola, abandonando o auxílio pneumático.
Muita gente não sentiu diferença entre as duas suspensões, muitos gostaram da mudança pela facilidade em não ter mais de regular o ar no sistema, mas a realidade é que a nova suspensão continuou batendo bastante, principalmente quando carregada.
Em 2014 tivemos a entrada das Tourings Rushmore Project, com o novo motor e caixa TC103 High Output, os freios ABS Reflex, novo sistema de som (bem mais simples em relação à Ultra Limited), nova iluminação e novo projeto aerodinâmico. Essas novidades fizeram bem à Street Glide que vem tendo um resultado de vendas bem melhor em relação ao ano passado.
Na época em que vi a moto no dealer carioca achei que a suspensão não havia mudado (março/2014 - http://wolfmann-hd.blogspot.com.br/2014/03/confirmado-street-glide-2014-continua.html), mas no site indica que as 2014 já contavam com suspensão com ajuste através de válvula de ar SHOWA, que estão presentes no mercado americano apenas na versão Special, que será comercializada no Brasil na linha 2015.
Acredito que a suspensão possa ter sido modificada em algum momento durante 2014, já que a minha postagem foi feita em Março e muita coisa acontece em seis meses. Conto com a ajuda dos leitores do blog para saber se as Street Glide 2014 já contam com a suspensão SHOWA da Street Glide Special.
A suspensão da Street Glide Special tem uma uma regulagem mais precisa que a regulagem da pré-carga da mola de 2013 e tem o objetivo de rebaixar a suspensão aliviando a pressão do ar, deixando a moto mais baixa, bem de acordo com o estilo bagger. O "efeito colateral" é a possibilidade de endurecer a suspensão traseira para adequar o uso à carga evitando o fim de curso que acontece nas versões 2012(suspensão tradicional) e 2013 (suspensão com pré-carga na mola) devido ao amortecedor traseiro com curso menor 12" contra 13" da Limited).
Li poucos relatos sobre a 2014, a maioria de satisfação, mas nenhum proprietário vinha de outra Touring para comparar e nada foi dito sobre a suspensão traseira, ou seja, não existe informação se melhorou ou piorou em relação às versões mais antigas.
Sobre as 2015, a situação é ainda pior: nada escrito ou comentado e como não tenho ido ao café da manhã no dealer não sei nem se as Special já estão no Rio, acredito que já estejam.
Resumindo a análise das suspensões, acho que a HD traz um sistema mais preciso de regulagem que o anterior de pré-carga na mola, e bem mais eficiente, talvez até mesmo mais eficiente que a suspensão tradicional que equipava os modelos 2012.
É mais um ponto interessante para quem tem dúvidas na escolha de uma touring.
10 comentários:
Wolfmann, tenho uma Street Glide 2014 tirada há dois meses (início de outubro)e já com quase 3K rodados.
A suspensão não é a ar. É por ajuste da pré carga da mola. A minha saiu do dealer ajustada com 7 cliques. Um ajuste intermediário que segundo o entregador da moto, me atenderia bem, tanto solo quanto garupado. Acontece que peso 70 kg e a suspensão estava muito dura para mim. Pulava demais e eu sentia qualquer irregularidade do piso. Passei a regulagem para 5 cliques e depois para 4 cliques. É outra moto! Agora sim, macia e confortável. Por minha experiência digo que gosto bastante da suspensão dela e que o ajuste de pré carga da mola cumpre com louvores seu papel.
Abs
Wolfman, sou leitor de seu blog a anos. Sempre acompanhei silente os posts e em algumas vezes comentei.
Tenho um SG desde Setembro e rodei 10.000 km neste período. 99% das vezes estive sozinho sobre a moto, contudo minha esposa eventualmente gosta de rodar. Desde que comprei a moto e ele rodou venho ouvindo que a Softail Heritage que tinha era bem mais confortável que essa. De fato a suspensão desta é bem dura, mesmo na regulagem low. Já tentamos usar High, intermediário e Low e mesmo assim não agrada a patroa. Estou vendo a opção de comprar um banco mais confortável e tentar suprir essa deficiência. A MOTO, andando solo, é fantástica. Comportamento perfeito e sem grandes problemas. em 10.000 rodados não tenho uma vírgula a acrescentar.
Espero que troquem a suspensão.
Fabricio
Olá Wolfmann, tenho uma HD HERITAGE 2012.
Tirei os escapes para trocar os parafusos de fixação dos silenciosos que estavam gripados. Quando montei verifiquei que as juntas para o tubo equalizador terão que ser trocadas.
Quando liguei a moto a luz de verificação do motor permanece acesa. Mesmo depois de ter dado uma volta. Já encomendei as juntas.
Aparece no diagnóstico P 0031 e P 134 . Seria problema nos 2 sensorés lambda?
Para limpar o diagnóstico preciono o Trip com o motor com o motor funcionando?
Pois descarregue a bateria com o motor sem funcionar. Kkkkk
Um forte abraço.
Ronaldo Ronfini
Ronaldo, o erro P0031 indica um problema no sensor de O2 e o P0134 mostra um erro no sensor de O2 do cilindro dianteiro, por isso não acredito em um problema nos dois sensores e sim um problema no sensor do cilindro dianteiro.
Os erros indicam leituras mostrando o circuito elétrico aberto.
Como houve a troca do escape a possibilidade de um problema na montagem existe e sugiro que seja verificado se o sensor do cilindro dianteiro está ajustado, sem nenhum tipo de fio ou encaixe quebrado ou até mesmo sujeira no sensor. Não parece um problema causado pela equalização dos tubos.
Se isso não adiantar, troque o sensor dianteiro pelo traseiro para confirmar problema no sensor e substitua.
Abraço.
Fanatico por HDs, desde 2009 foram sete harleys em busca de uma suspensão macia. Hoje com uma HD Street Glide Rushmore e decepicionado com a suspensão dura e uma bolha que não é funcional e causa grande turbulência. (ja experimentei os tres tipos existentes). USA, um país que tem tecnologia para ir à Marte e não conseguem fazer uma suspenção eficiente? Triste é ver o preço que a moto chegou e o consumidor ficar no "prejuíso".
Carlos, sobre a suspensão não há muito a ser feito. Eu estou com uma SG CVO 15 e mesmo com a suspensão SHOWA de 20 regulagens, não tem jeito de deixá-la tão macia quanto uma Limited ou uma Road King, exceto se decidir trocar a suspensão de mola por uma suspensão hidro-pneumática tradicional das Tourings.
Sobre a turbulência, não sei se chegou a pesquisar sobre o wind deflector que equipa a SG CVO: é um wind shield com formato curvo que diminui bastante a turbulência no alto do capacete. Eu venho usando e o que me incomoda nele é a distorção na visão exatamente por conta dessa curvatura, mas já comecei a acostumar com isso e estou avaliando se sigo na intenção da troca por um wind shield tradicional.
Alguém sabe falar algo sobre Kit Rebaixamento pá Ultra Limited 2014? Se realmente funciona sem trazer qualquer prejuízo para moto. Mantendo a segurança e manobralbilidade.
Bom dia, estou com Fat Boy 2012 ela não liga no botão só diretamente no motor de arranque. Os erros que apareceram foram:
P1475
U0001
U0040
U0141
U0142
U0176
U0011
U0121
U0140
U0100
B2113
B2116
B2121
B2222
B2131
B2136
B2151
B2156
B2177
B2178
B2206
B2274
B1211
José Luiz, você tem um erro grave de comunicação entre os módulos. Eu nunca passei por um cenário com tantos erros: Can Bus, BCM, LHCM, RHCM, ABS, circuito acessórios, bomba de combustível, starter, farol, corta corrente, marcador de combustível e módulo de segurança.
Se seu sistema elétrico se encontra em bom estado (bateria, estator e regulador), acredito que somente a oficina do dealer vai poder te dar uma solução.
Belo post,Wolf. Tirou-me um monte de duvidas.
Fernando Malanconi
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