As Fats mais novas adotam o aro 17 polegadas ao invés do aro 16 polegadas tradicional. Isso não é novidade para ninguém, assim como a baixa durabilidade desses pneus em relação aos tradicionais pneus de aro 16.
Em uma postagem antiga (http://wolfmann-hd.blogspot.com/2009/12/dunlop-muda-o-desenho-do-pneu-dianteiro.html ) já alertava para esse fato, mas agora isso vem se tornando conversa semanal pois os novos D408 se tornaram a única opção para quem vem mantendo os pneus originais.
O que vem chamando a atenção é a inversão do desenho do novo pneu e do pneu antigo, que vem acarretando algumas montagens invertidas.
O pneu deve ser montado seguindo o sentido marcado na lateral do pneu, mesmo que o montador diga que está errado. Inclusive alguns pneus D407 (especificação anterior) já vieram com os desenhos invertidos causando ainda mais confusão.
Não pesquisei a fundo sobre os motivos que levaram a Dunlop a ter desenhos conflitantes entre a roda dianteira e traseira, mas não invertam o pneu sob pena de trazer problemas para a pilotagem e desgaste prematuro do pneu. A melhor justificativa para essa mudança é melhorar a durabilidade do pneu, embora eu veja um problema em pista molhada já que com o novo desenho teremos formação de maior lâmina de agua para ser vencida pelo pneu traseiro.
Fica o alerta para verificarem a montagem dos novos pneus dianteiros D408: insistam para que seja montado conforme o sentido de rodagem.
2 comentários:
Dunlop nunca mais. Depois que eu coloquei o Bridgestone a minha Dyna ficou outra , bem melhor em tudo. Vale ressaltar que o mesmo durou incríveis 7.700 Km. Na minha opinião, é flagrante a incompatibilidade de pneus mais largos (180 ou 200, ou até mesmo os 160) na traseira das HDs. Depois que eu troquei meu 160 original por um 140, a HD melhorou muito mesmo. Os pneus mais largos deixam a mesma bem mais instável em todas as situações.
Léo Campos.
Leo, eu não tenho queixas sobre os pneus 150. Mesmo os Dunlop sempre foram bastante estáveis.
Um fato que percebi após a troca do pneu dianteiro é que o conjunto pneu novo na frente e pneu velho na traseira piora muito a estabilidade.
Com base nisso, troquei hoje o pneu traseiro (que visualmente ainda tinha bastante borracha, mas analisando com o paquímetro anota-se um desgaste irregular, com o lado esquerdo - mesmo lado do pneu dianteiro - mais gasto que o lado direito) e, mesmo rodando ainda com a cera de conservação no pneu, já notei bastante melhora tanto na estabilidade quanto no tracionamento.
Será assunto de post após rodar mais um pouco com ele.
Em tempo, o Metzeler colocado e balanceado na Brazil Custom saiu por R$ 750,00 (R$650,00 do pneu e R$100,00 para trocar e balancear).
Optei por fazer o serviço na oficina por não estar achando a medida no representante Metzeler.
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