sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

vela solta

Fiz a minha última revisão em maio de 2008, onde reclamei que a moto falhava de modo intermitente. Pediram para remapear julgando que a causa se originava na injeção. Como uso o SERT em minha moto, o remapeamento foi feito (onde descobriram que haviam utilizado o mapa errado em função do tipo de bico de injeção), mas a falha permaneceu.

Limpeza de bicos de injeção e a qualidade da gasolina foi eleita a vilã causadora das falhas. Não acreditei muito nessa explicação porque abasteço em posto de gasolina onde trabalho e sei que não há qualquer tipo de manipulação do combustível.

Como poderia ser um problema relacionado com a distribuidora de petróleo passei a experimentar diversos tipos de gasolina e marcas, sempre com o mesmo resultado.

Suspeitei da ignição, pedi um cabo de velas junto ao Artur Porcão (quem frequenta o Fórum HD - www.forumhd.com.br - vai saber quem é) para tirar a dúvida, mas ainda não chegou.

Como preciso fazer revisão e verificando as notas fiscais referentes às revisões anteriores notei que ainda não troquei velas, decidi fazer o serviço completo: trocar velas e cabos.

Na quarta feira estive na Brazil Custom (vou partir para uma oficina independente já que a garantia da moto acabou) para remarcar a revisão e pedi para já trocar as velas. Resultado: a vela do cilindro da frente estava frouxa, talvez desde a revisão dos 16000 km feita na oficina autorizada. Foi feita a substituição das velas por outras novas (as antigas ainda não demonstram desgaste ou queima irregular nos cilindros) e já queimei um tanque de gasolina.

As falhas permanecem embora com menos intensidade, o consumo de combustível melhorou e os "pipocos" da desaceleração aumentaram. Minha desconfiança passa a ser o ponto da ignição desregulado em virtude da vela nova, se não houver jeito de regular recolocarei as velas antigas ou levarei na oficina autorizada para regular/remapear injeção e ignição.

De toda a forma, as novas velas se demonstraram uma solução boa pois as falhas diminuiram bastante e a moto está com uma performance mais regular e consumindo menos combustível.

Nenhum comentário: