Este primeiro módulo trata da viagem em grupo: como trafegar, sinalização, forma de estacionar e como se conduzir dentro do trem de motos.
Interessante foi perceber que as orientações que são passadas pelos colegas mais antigos dentro do Chapter RJ e os diretores por ocasião do briefing são a aplicação prática dessas orientações confirmando que os harleyros se comportam da mesma maneira no mundo inteiro.
Acho importante frisar que o Chapter RJ é o único Chapter no Brasil que não relatou acidente ou incidente com o trem de motos.
Do curso em si é importante ressaltar que o instrutor, policial da Polícia Rodoviária Federal, é motociclista de longa data e acaba passando mais do que as simples orientações previstas no curso. Ele passa experiência de estrada, de como se comportar para evitar as mortes na estrada e passando segurança a todos que estavam presentes no curso.
Como tópicos principais que me chamaram a atenção, e que ocorrem algumas vezes nos passeios realizados aos sábados, foram:
- as filas são independentes, ou seja, se você trafega pela fila da direita você vai ser preocupar com seu colega de trás e procurar manter a distância equivalente ao tamanho de uma moto entre você e o colega que vai a sua frente, não importando a distância para o colega que vai na fila ao lado;
- você não pode ficar trocando de filas, além de atrapalhar a formação é procedimento perigoso porque o colega da outra fila não espera que você vá ocupara espaço na outra fila;
- o líder trafega sempre na fila da direita para que todos possam vê-lo fazer os sinais;
- o cerra-fila tem papel fundamental em caso de problema com alguém do trem, devendo parar junto com o colega com problemas e o companheiro que segue logo em seguida e desgarrou do trem junto com o colega que tem problemas;
- se alguém sai da sua frente, você deve se adiantar para ocupar o espaço deixado e manter o alinhamento;
- se algum colega trafega mais lento que o ritmo do trem, você pode ultrapassá-lo para manter a formação coesa.
A segurança do trem depende da formação dele. É importante manter a formação para evitar que veículos estranhos ao trem andem dentro do trem.
E o mais importante: andar em grupo significa andar em grupo, se você não quer andar com o grupo não assuma o compromisso com os colegas porque andar em grupo significa muito mais do que manter uma formação, significa cuidar um do outro, demonstrando solidariedade para com todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário