Imagine-se na seguinte situação: sua moto está paga, você não deve nada à financeira e o seguro que você mantinha para algum sinistro relacionado à roubo acaba de vencer.
No tempo que você tinha o seguro visando proteger-se de uma prestação para algo fantasma, não aconteceu nenhum evento, nem você ficou sabendo de ninguém que tivesse passado por situação onde a moto tivesse sido roubada ou furtada, mas ficou sabendo de diversos tombos, dos mais corriqueiros aos mais violentos, alguns até mesmo com perda total da moto.
Os consertos foram feitos pelo seguro, pagando franquias bem altas, mas os prêmios de seguro eram bem abaixo da média das outras motocicletas.
Em um tombo bobo, o prejuízo na moto chega facilmente à R$ 3.000,00, valor inferior a muitas franquias. Em um tombo maior esse prejuízo pode chegar na casa dos R$ 10.000,00, raramente aos R$ 15.000,00, mas você vai pagar uma franquia de pelo menos R$ 3.500,00.
Vale a pena pagar um prêmio menor, mas com uma franquia alta se o foco do seguro passou a ser o tombo e não mais o roubo?
Essa dúvida começa a aparecer para alguns amigos que já quitaram a moto e temos encontrado o seguinte problema: franquia reduzida significa pouco mais de 30% a menos no valor da franquia, com uma aumento de quase 50% no valor do seguro.
Desse jeito, será que vale a pena pagar o seguro? Eu sempre digo que a moto não foi feita para cair e seguro não foi feito para usar. Quando for renovar meu seguro vou tentar uma franquia menor com um prêmio razoável, mas vou renovar o seguro. Até mesmo porque a marca HD vem sendo se tornando mais popular, nota-se pelas vendas aumentando, e pode ser que os novos harleyros fujam um pouco do espiríto HD de respeitar os colegas e não comprar peças de origem duvidosa.
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