Na postagem anterior comentei sobre os rumores e indícios que vem aparecendo sobre o catálogo 2022 USA.
O que isso representa para o catálogo 2022 Brasil?
Para o Brasil não se deve esperar muitas mudanças. Entre os modelos excluídos no catálogo USA, apenas a Softail Sport Glide é comercializada no Brasil, mesmo que não tenha tido uma produção expressiva ainda é responsável por cerca de 7% da produção total e ocupa a sexta posição no catálogo HD Brasil 2021 na frente da Road King Special, Road Glide Special, Street Glide Special e Breakout.
Dentro desse cenário de boa aceitabilidade eu não acredito que a Sport Glide saia do catálogo, não só porque enquanto houver estoque nos EUA do motor 107 haverá produção dos modelos para exportação, mas também pela manutenção da Low Rider S no catálogo HD Brasil 2021 sem que a mesma apareça nas listagens da ABRACICLO até novembro de 2021 como tendo sido montada no Brasil.
Sobre a Low Rider S, modelo não foi montado pela HD Brasil em 2021, mas foi vendido ao longo de 2021, por isso não dá para afirmar que vá ser descontinuado, principalmente porque segue no catálogo USA. A Low Rider S teve uma produção total de 258 unidades (90 em 2019 e 168 em 2021) e uma venda total de 179 unidades (47 em 2019 e 132 em 2020), restando para ser comercializadas 79 unidades em 2021.
Como as promoções do kit confort cessaram, acredito que as 79 unidades foram vendidas e o estoque foi zerado.
Comparando com a lista dos modelos produzidos até novembro de 2021 vemos que esse total está no patamar da Road Glide Special (96 unidades) e Street Glide Special (84 unidades) mostrando que a não produção do modelo em 2021 foi estratégica face o estoque que havia.
O modelo mostrou dificuldade de venda: passou o ano todo com o menor preço da tabela, sem qualquer reajuste desde outubro de 2020, e para acelerar as vendas foi dado brinde de banco, guidão e pedaleira do garupa ao proprietário.
Com brinde e sem reajuste o modelo conseguiu desempenho de vendas proporcional à Softail Slim e Softail Deluxe, ambas fora do catálogo 2021. Acho as perspectivas para seguir no catálogo bem ruins.
Se houver a vontade de manter a Low Rider S no catálogo Brasil, a HD tem de (re)começar a montar o modelo em janeiro para fazer o modelo aparecer após o carnaval.
Não acredito na possibilidade dos modelos standard (Electra Glide, Street Glide, Road King e Road Glide) ou a Electra Glide Revival, principalmente se for confirmada a aposentadoria do M8 107. Até mesmo a família CVO tem poucas chances de aparecer na terra brasilis muito mais por conta do preço de revenda que deve assustar até o mais fanático fã do life style Harley-Davidson.
Será mais fácil aparecer a nova Sportster S ou a Pan America que um desses modelos que listei acima. Abro uma exceção para algum modelo CVO muito mais por esperança de ver o M8 127 do que pela lógica empresarial.
Se a rotina de lançamento da linha 2021 se confirmar, devemos ter o lançamento da linha 2022 até o fim do ano nos EUA e o catálogo Brasil após o carnaval. Até lá é ficar atento para ver se a Sport Glide vai entrar em promoção no fim de ano, o que seria um indício que o modelo não vai aparecer em 2022.
Nenhum comentário:
Postar um comentário