domingo, 6 de junho de 2021

emplacamentos 2021: números FENABRAVE

Como a ABRACICLO não tem publicado os números de venda das montadoras aos seus revendedores, busquei a alternativa das publicações da FENABRAVE (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) para mostrar um retrato das vendas da HDMC Brasil.

A FENABRAVE tem um relatório que mostra os emplacamentos (venda à varejo) e divide o setor de duas rodas em vários segmentos.

O resumo dos emplacamentos acumulados até maio/21 para o segmento de marcas premium mostra a BMW com 4.211 motos vendidas, Triumph com 1.811 motos vendidas, Royal Enfield com 1.793 motos vendidas, HDMC com 795 motos vendidas e Ducati com 383 motos vendidas.

Essas cinco montadoras são responsáveis por cerca de 2% das vendas totais no Brasil: BMW com 1,03%; Triumph com 0,45%, Royal Enfield com 0,44%, HDMC com 0,19% e Ducati com 0,09%.

É interessante notar que a HDMC parece satisfeita em ter emplacado apenas um décimo do total apresentado pelo segmento de marcas premium e que a caçula, Royal Enfield, nesse segmento já consegue vender mais que o dobro que a HDMC que está estabelecida como operação da matriz desde 2011.

Também vale notar que a RE vem ameaçando fortemente o segundo posto dentro desse segmento de marcas premium, com uma diferença de 0,01% atrás da Triumph.

Foi bom constatar que o sucesso da Royal Enfield, fruto de um trabalho bem estruturado, no Brasil. A ABRACICLO não divulga os números da RE pelo fato da mesma não ser associada.

A HDMC tem seus modelos listados no segmento custom e touring, mas infelizmente a FENABRAVE não lista todos os modelos de cada segmento e não consigo listar o top ten da HDMC, apenas os oito modelos listados nos dois segmentos. O top eight da HDMC ficou assim: Fat Boy com 106 unidades emplacadas, Fat Bob com 82 unidades emplacadas, Sport Glide com 79 unidades emplacadas, Ultra Limited com 78 unidades emplacadas, Road Glide Limited com 63 unidades emplacadas, Road King Special com 41 unidades emplacadas, Street Glide Special com 33 unidades emplacadas e Road Glide Special com 22 unidades emplacadas, restando 291 emplacamentos a serem divididos entre Low Rider S, Breakout e Heritage Classic além de algum modelo 2020 que tenha sido emplacado em 2021 como foi o caso de várias Sportsters Iron 1200.

Mais uma vez chamo a atenção para a Royal Enfield que lidera o segmento custom (onde estão classificadas Fat Boy, Fat Bob e Sport Glide) com o modelo Interceptor com 724 emplacamentos, número cerca de 10% menor que o total de emplacamentos da HDMC.

A HDMC tem seu pior resultado desde que a matriz iniciou suas atividades no Brasil.


Nenhum comentário: