terça-feira, 18 de setembro de 2018

Road King Special: ergonomia II

Antes de viajar comentei sobre a ergonomia da RKS e o ganho com o uso dos manetes reguláveis da Oberon Performance e sobre o problema das manobras em baixa rotação (pode ler aqui).

Na postagem falei sobre dois guidões, um original HD (o Road King Fat Handlebar p/n 55800388) e um da Wings Custom (o Flat Bar).

Durante a viagem do evento HD 115 eu passei em alguns Dealers e não encontrei o guidão original, mas o atendente da Bumpus HD em Memphis fez uma recomendação do Fat Reach Handlebar (p/n 55800714) e visualmente achei que poderia ser uma boa solução e comprei.

O Fat Reach Handlebar tem rise e comprimento um pouco maior que o Road King Fat Handlebar, mas praticamente a mesma medida de pullback.

Tanto um quanto o outro prometem trazer os comandos mais próximos do piloto pelo maior pullback mudando apenas a indicação de uso: o Road King Fat é indicado para a RKS e o Fat Reach é indicado para as Softails. Na prática serviu como uma luva na RKS.

A RKS e seu guidão original era assim:



E ficou assim:



Visualmente o que chama a atenção é a menor altura do guidão novo (7 polegadas contra 9 polegadas), mas o guidão também deixou os manetes mais próximos



Infelizmente não tenho fotos nessa posição do guidão original para poder fazer uma melhor comparação.

Com o guidão mais baixo e mais fechado melhorou muito o uso do corredor com a RKS: já consegui voltar a empurrar motoboy no corredor da Pinheiro Machado, e o manete regulável permite maior controle da embreagem.

Sei muitos colegas preferem os guidões mais altos (mini apes e ape hanger de 12 polegadas ou mais), mas eu venho de uma pilotagem com semiguidões manx e fico muito mais a vontade com os punhos mais baixos.

Aliás, o guidão original mais alto vinha deixando a mão direita dormente e os punhos doloridos pelo pullback menor do guidão original. Foi um ganho muito grande para a minha pilotagem.

Os cabos permaneceram originais pois o novo guidão é mais baixo, o que deixa a brincadeira mais barata, embora a montagem tenha sido bem trabalhosa devido à HD mudar o sentido da enfiação: antes você enfiava a tomada pelo guidão saindo do centro e agora faz o sentido ao contrário pois a tomada ficou maior. Outro detalhe interessante é o uso de fita condutora ao invés da fiação tradicional.

A fita condutora é um cabo chato por onde toda a fiação é ensanduichada permitindo menos problemas na condução do sinal elétrico, mas precisando de cuidado extra para não quebrar a fita no momento da instalação.

Também não houve necessidade de troca de risers, sendo a instalação do novo guidão totalmente plug'n'play, bastando passar a fiação por dentro dele.

No final a brincadeira ficou em 250 dólares da compra do novo guidão (com direito a desconto de HOG member oferecido pela Bumpus HD de Memphis) e 380 reais da mão de obra do Adriano.

Fazendo conversão de 4 reais para cada dólar temos mais R$1.380,00 para o custo da RKS, que chega aos 1400 kms ao custo de R$ 2,56/ km rodado.

5 comentários:

Celso Abreu disse...

Você trouxe o as ponteiras Vance & Hines que comentou antes nesta viagem?

wolfmann disse...

Celso não trouxe. Encontrei as ponteiras em um stand na House of Harley em Milwaukee. As ponteiras custavam pouco mais de 560 dólares com as taxas, cerca de 2.500 reais conforme o câmbio do fechamento da fatura.

Eu encontrei ontem as mesmas ponteiras aqui no Brasil por 3.600,00 divididos em 6 vezes, estou esperando o cartão virar para fazer a compra.

Junte a isso o trabalho de trazer, o peso extra na mala e a loteria da alfândega: preferi arriscar apenas com o guidão.

sylvio lemos disse...

Bom dia!
Tenho uma Fat Bob 2015 e pretendo troca-la numa RKS.
Vendo seus posts sobre o guidon creio que terei a mesma dificuldade.
Onde vc fez a instalação do seu? Aqui no Rio mesmo?
Obrigado pelas dicasdo blog!
Abraço
Sylvio

wolfmann disse...

Sylvio, eu trouxe o guidão na viagem que fiz aos EUA em agosto e troquei o guidão com o mecânico que cuida da minha HD desde 2008: Adriano Godinho. A oficina dele fica em Botafogo, Rua Mena Barreto 131, no quarteirão de Furnas.

Abraço.

sylvio lemos disse...

Mais uma vez, obrigado!
Sylvio