Os números da HDMC no primeiro bimestre de 2018 mostram ligeira elevação na projeção em relação à 2017, o que não deixa de ser uma decepção.
Uma decepção por conta da procura pelos novos modelos no final de 2017 que não se concretiza no início de 2018.
Considerando o que vejo nos fóruns e redes sociais só consigo imaginar que a HDMC começou o ano com o pé no freio em termos de produção, pois existe a sensação que só não se vende mais porque não tem moto para vender.
Eu só posso especular os motivos para esse ritmo lento como falta de confiança no mercado consumidor, desejo em aumentar a demanda reprimida para manter as vendas sem necessidade de promoções para escoar estoque ou dificuldades anteriores dos dealers em honrar os contratos assinados.
Seja qual for o motivo os números para o primeiro semestre mostram uma projeção bastante semelhante ao ano de 2017: com 804 motos produzidas (no primeiro semestre de 2017 foram 738 motos produzidas) projeta-se 4824 unidades produzidas em 2018 (o ano de 2017 fechou com 4781 unidades produzidas).
Na ponta da venda aos dealers, a HDMC vendeu 858 unidades e projeta 5148 unidades (no ano de 2017 foram 5141 unidades vendidas).
Já a concorrente BMW começou mais animada: 1484 unidades produzidas (839 no primeiro bimestre de 2017) projetando 8904 unidades a serem produzidas em 2018 (em 2017 foram 6641 unidades); e na ponta da venda foram comercializadas 1119 unidades projetando 6714 unidades a serem vendidas em 2018 (em 2017 foram vendidas 7054 unidades). Pelo histórico da marca alemã, acredito que a projeção de vendas vai melhorar ao longo do ano.
Os carros chefes da BMW continuam a ser a GS 1200 na versão standard e adventure, sendo que agora a marca alemã conta com o reforço da nova "pequena premium" GS 310 que já consegue vender mais que a GS 1200.
Na HDMC os modelos Softail continuam sendo muito bem vendidos, com os dois primeiros lugares em vendas no top ten. Vale ressaltar que o fator novidade ainda rende frutos com quase todos os modelos Softail no top ten (exceção para a Deluxe que chegou mais tarde aos dealers) e a nova queridinha entre as Tourings, a Road Glide, fazendo sucesso e emplacando seus dois modelos no top ten.
O segmento CVO começa fraco, muito provavelmente pelo alto valor cobrado, e só vendeu 123unidades, sendo 7 Street Glide com motor Twin Cam. Detalhe que a produção dos modelos CVO equipados com o motor M8 coincide com o número de vendas, apenas seis, dando a impressão que estão sendo produzidos conforme pedido emitido pelos dealers.
Antes de fazer o top ten é bom dizer que os números foram agrupados conforme os modelos e não conforme a motorização, por isso temos a Fat Boy com o total de vendas dos motores 107 e 114 além da versão anniversary; a Fat Bob agrupando os motores 107 e 114; a Sporster 48, Limited e Breakout 114 agrupando versão standard e anniversary.
Vamos ao top ten do primeiro bimestre: o best seller é a Fat Boy com 132 vendas e 147 produzidas; o segundo lugar fica com a Fat Bob com 120 vendas e 121 produzidas; o terceiro é da Iron com 93 vendas e 75 produzidas; em quarto vem a Sportster 48 com 90 vendas e 59 produzidas; em quinto chega a Limited com 53 vendas e 58 produzidas; em sexto chega a Breakout com 46 vendas e 67 produzidas; em sétimo a Road Glide Ultra com 41 vendas e 17 produzidas; em oitavo a Heritage com 40 vendas e 30 produzidas e temos um empate no décimo lugar: Slim e Road Glide Special com 35 vendas e 25 produzidas.
Os números das Sportsters dão a medida de como a HDMC vem privilegiando as Softails: tanto Iron quanto 48 venderam mais que produziram, dando a entender que estão desovando o estoque 2017 e Roadster e Custom aparecem muito mal colocadas pela pequena produção inicia: Roadster vendeu 28 e produziu 34 e a Custom vendeu 12 e produziu 18. Acredito que esses números tendem a subir conforme o interesse pela "novidade" diminuir.
O mico do bimestre ficou com a Road King em suas duas versões: a Classic vendeu 12 e produziu 13 unidades e a Special vendeu 16 e produziu 13, mas devemos esperar que a RK venha a superar ou igualar a Street Glide que vendeu 29 e produziu 26 nas duas versões: standard e anniversary.
A Deluxe chegou por último e já está praticamente empatada com a Street Glide com 27 vendas e 35 produzidas.
O único modelo com números mais diferentes é a Breakout que tem um pequeno encalhe de quase metade da produção.
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