quinta-feira, 22 de março de 2018

RK: melhorando a ergonomia

Ainda não consegui usar a RK como gostaria por conta de alguns problemas de saúde (no momento estou de molho por conta de uma cirurgia no cotovelo e assim que peguei estava recuperando uma cirurgia de joelho), mas já dá para saber que preciso melhorar minha posição de pilotagem.

A moto veste bem, consigo manobrar sem o auxílio do motor bem mais facilmente que manobrava a CVO, mas os braços ficam muito esticados e para compensar isso acabo sentando muito a frente e perco o apoio da lombar que o banco original me dá.

Como não tenho problema com os pedais e nem fico com os joelhos encolhidos como ficava com a CVO, a melhor solução é trazer os controles de mão (punhos e manetes) para mais perto.

Minha primeira solução foi trazer o guidão mais para trás, ajustando a posição em que o guidão foi colocado na revisão de entrega.


A foto não está das melhores porque foi feita com o celular e depois recortada, mas dá para ver que o o guidão pode ser regulado em até duas polegadas antes de bater no velocímetro.

Trazer o guidão para trás significa deixá-lo mais baixo também, o que não é um problema para mim.

Para chegar na regulagem é preciso acessar o riser e nisso é preciso abrir a cabeça de touro. Esse serviço foi feito pelo Adriano e quando acessamos o riser vimos que o guidão já havia sido regulado um pouco mais baixo, regulagem essa mal feita pois o simplesmente afrouxaram os parafusos do riser e puxaram o guidão deixando a fiação mordida pelo riser.

Acertado o problema da fiação (fonte para maus contatos) e regulado o guidão em uma polegada para trás, a posição já melhorou bastante.


Na foto já se nota que o espaço entre o guidão e o velocímetro ficou menor e ainda é possível mexer mais um pouco, mas por precaução e como o resultado foi satisfatório, vou deixar nessa posição.

A posição me deixa sentado de forma correta no banco (apoiando a lombar) e os braços ficam menos esticados, embora ainda não seja a melhor posição para manobrar a moto sem o auxílio do motor, mas já consigo fazer o corredor com mais segurança além de não chegar com a coluna dolorida pela posição anterior.

O guidão na nova posição me permitiu notar uma característica na posição dos manetes e punhos que o guidão da Road King Special obriga: as mãos ficam posicionadas em um angulo aberto o que me fez regular os manetes em uma posição mais alta para não deixar os punhos dobrados.

Apenas para exemplificar, o guidão tradicional da Fat Boy deixa os punhos em um angulo fechado permitindo que os braços fiquem mais perto do tronco enquanto o guidão da RKS deixa os punhos em um angulo aberto o que deixa os braços mais afastados do tronco.

Essa característica incomoda, mas é rodar para ver como fica. Não descarto um novo guidão do tipo buckhorn como era o da Fat Boy que tive. Adriano recomendou um riser mais alto para trazer o guidão ainda mais para trás, mas não quero mexer na cabeça de touro.

Outro detalhe que incomoda, e já foi resolvido, é esticar as pernas e ficar sem apoio. Isso foi fácil de resolver: coloquei as highway pegs da CVO no mata cachorro.


A pedaleira também foi herança da CVO (linha airflow) e não ficou harmonioso e vou trocar a pedaleira por um jogo de pedaleiras traseiras da RKS (linha streamliner) para estabelecer o conjunto novamente. Por enquanto fica assim.

Vale a pena comentar sobre os mount kits ajustáveis para as highways pegs: a maioria usa os engine guard mount footpegs, traduzindo as pedaleiras que ficam presas no mata cachorro. Nas tourings o mata cachorro fica posicionado mais a frente e consequentemente mais longe das plataformas e quando a gente usa essas highway pegs a perna fica bem esticada.

Eu ganhei o hábito de apoiar o calcanhar na plataforma e a ponta do pé na highway peg e essa solução tradicional não funciona.

Na CVO eu busquei uma solução para contornar as perneiras onde ficava o radiador e comecei a usar os kits ajustáveis e ficou perfeito.

Embora a RKS não tenha perneiras no mata cachorro, ainda assim os kits ajustáveis se mostram perfeitos para o uso. Recomendo a turma dos baixinhos como eu que optem pelo kit ajustável se pretendem usar as highway pegs pois permite encontrar a melhor posição.


2 comentários:

Unknown disse...

Estou com dificuldades com esse guidon também e pensei em trocar peli da Classic...mas acho que não serve na moto.

wolfmann disse...

Fernando, fiz uma pesquisa rápida e parece que as RK Classic estão usando a bitola de 1,25 polegada, é uma coisa a confirmar.

Se usar a mesma bitola, o riser vai te permitir a troca, mas é um guidão cromado em uma moto dark. Pense em um guidão de Fat Boy Special, que usa a mesma bitola.