As primeiras HDs que apareceram com ABS foram as tourings em 2008 e o sistema era simples e de fácil manutenção.
Com o aumento da eletrônica embarcada, a HDMC popularizou o ABS até chegar na família Sportster em 2014.
Tudo ótimo: maior segurança na frenagem e mais eficiência em termos de diminuição de espaço de frenagem, mas a manutenção foi ficando cada vez mais delicada.
A troca de pastilhas, troca de rolamentos de roda e principalmente a regulagem e sangria de fluído de freio se tornaram um pouco mais complicadas por conta dos sensores e válvulas do sistema ABS.
Os serviços mais corriqueiros como troca de pastilhas e rolamentos de roda (sim eles continuam sendo xing ling) já são tem a técnica bem assimilada por qualquer boa oficina independente.
A sangria do fluído de freio e regulagem da altura do freio é que ainda apresenta problemas quando o mecânico não tem a ferramenta certa ou paciência para fazer o procedimento para abrir a válvula de alívio do ABS.
Esse procedimento deveria ser feito com auxílio de interface para programar a válvula de alívio na posição aberta, pois conforme se bomba a manete ou o pedal o ABS age como se houvesse um travamento e fecha essa válvula para evitar que a roda trave e com isso interrompe o procedimento.
Infelizmente essa programação exige o uso do Digital Technician, interface proprietária da HD e somente as autorizadas a tem.
Já li sobre algumas outras interfaces capazes de acessar a função como o Twin Scan II da Daytona Twin Tec ou o SEPST da própria HD.
Conversando com alguns mecânicos, já me garantiram que é possível fazer a sangria sem programar a válvula, mas depende de prática. O Adriano afirma que existe um pulo do gato, mas não entrei em detalhes até mesmo porque esse é o ganha pão dele.
Fica a sugestão para conversar com seu mecânico antes de fazer a sangria do fluído de freio (procedimento usual para a troca de fluído necessária a cada dois anos): se ele não comentar sobre o detalhe de manter a válvula aberta é bem capaz que não tenha percebido essa necessidade e muito provavelmente o serviço poderá ter falhas e precisar ser refeito, além do susto de perceber que o freio não respondeu como deveria.fre
5 comentários:
Wolfmann
Esse mecânico que você citou no post é do RJ? Vou trocar o guidon da minha Iron e acho que será necessário fazer a sangria de fluído do freio.
Att,
Fabiano
É o mecânico que acompanha minha moto há seis anos: Adriano Godinho.
É do Rio e trabalha em Botafogo.
Obrigado Wolfmann
Achei também o contato dele no forum harley. Vou entrar em contato com ele.
Abraço.
Para trocar o guidon nao sera necessario sagrar... ;)
Se mantiver os cabos originais, realmente não será necessário sangrar.
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