Com Janeiro fraco (pouco mais de 500 unidades produzidas e vendidas), os meses seguintes seguiram na mesma média de pouco mais de 600 unidades vendidas enquanto a média de produção subiu para 700 unidades, gerando um saldo de 500 unidades, indicando uma produção/venda muito similar a de 2013 (8198 produzidas e 8240 vendidas): 8200 produzidas e 7200 vendidas. Como a HDMC não vem deixando saldo para o ano seguinte, supõe-se que a produção diminuirá ritmo para vender o saldo produzido sem deixar saldo.
Também deve-se levar em conta que dois novos dealers foram inaugurados entre Abril e Junho: Santos e Sorocaba, que deverá ajudar a escoar esse saldo entre produção e venda. Por isso acredito que a HDMC deva repetir seus números, sem chegar a ter crescimento expressivo como foi o ano passado e retrasado.
Entre os modelos, as novidades comandam as vendas: a nova Limited com o motor de refrigeração líquida é o best seller de 2014 com 426 unidades vendidas e a Sportster 48 com 350 unidades vendidas batem fácil as best sellers de 2013 (Sportster XL1200 Custom com 322, Sportster Iron com 313, Fat Boy com 270, Night Rod com 225 e Muscle com 198), mostrando que o nosso mercado gosta de novidade.
Detalhe interessante é o desempenho da Street Glide que já vendeu em cinco meses já vendeu quase tanto quanto em 2013: 197 unidades contra 209 em 2013, comprovando a preferência pela novidade.
Uma boa aposta para fazer esses números melhorarem é trazer a Wide Glide e a Softail Slim como novidades para o segundo semestre.
2 comentários:
Faltou a HD trazer para o Brasil a Seventy-Two.
Aguardamos a Road Glide com refrigeração liquida! Mas mesmo assim não trocaria minha Fatboy por ela.
Renatinho
Postar um comentário