sexta-feira, 15 de abril de 2011

Iron Butt

Quem nunca sentiu vontade de continuar na estrada depois que chegou em um destino relativamente perto? O iron butt é um sonho para muita gente (viagem de grande percurso) e os meus amigos de Biduzidos: Celestino, Bugno e Nill estarão partindo para Brasília nesse feriadão a fim de encontrar e cumprimentar os Biduzidos da Capital Federal, em especial o Wallace que acaba de virar pai fresco.

Os preparativos estão sendo na base da correria pois foi decidido em cima da hora e vem sendo tratado no Passeio de Moto (www.passeiodemoto.net.br).

Um post me chamou a atenção e estou transcrevendo porque achei muito interessante para quem pretende um iron butt:


Re: Brasília - 21 a 23 de Abril
por wbugno » 14 Abr 2011, 12:29

Eu não sou nenhum expert em grandes trajetos, mas desde que voltei a andar de moto para valer em 2004 até hoje, foram pelo menos 1 a 2 viagens por ano com tiradas de mais ou menos 1.000 kms, então posso dizer que sou um PALPITEIRO EMBASADO...

O que cansa em viagens longas não é a distancia em si, mas o tempo que se fica em cima da moto, ir a velocidade mais baixa do que é possível se manter pode levar a extender o tempo de viagem e independente da quantidade de paradas os kms finais passam a ser martírio, não foi o caso da minha ida para Urubici que fui por estradas alternativas no meu ritmo, mas 1400 kms é desumano e o ultimo trecho a gente conta os kms para poder parar.

Pense da seguinte forma, se no trajeto da sua casa ao serviço você andar na boa acaba fazendo o tempo de 20 minutos, se andar como um alucinado faz em 17, isto se não pegar um farol ou um enrosco que faça perder mais tempo, portanto compensa o risco por 3 minutos ????

Na estrada muitas vezes temos condição de manter com absoluta segurança, 10, 20 ou até 30% acima do limite da estrada ganhando de 15% a 20% na média horária dee não fizer hora nas paradas, em um trajeto de 10 a 12 horas pode reduzir quase 2 horas o tempo sobre a moto.

Reduzir muito o tempo de parada também não é legal, depois que desgasta não tem conserto, alongar adequadamente e parar o suficiente sem esticar demais é melhor do que parar só para esticar as pernas e depois ficar parado 1/2 hora para descansar.

O primeiro trecho estará escuro, portanto mais frio, a sensação térmica na moto é 10º abaixo da temperatura ambiente, se estiver um 17º terá a sensação de 7º ou menos, isto é freezer, portanto manter-se aquecido é importante, pense em usar uma segunda pele ou no mínimo coloque a capa de chuva para cortar o vento. Não esqueça que neste caso a mão é a que mais sofre, use uma luva que corte o vento ( mesmo quem tem BMW com aquecimento ).

Normalmente sou o primeiro da fila, se quiser fazer uma parada não programada ou chamar a minha atenção, não espere que eu veja os sinais de farol, pois na hora que piscar posso não estar olhando, a não ser que fique piscando até eu perceber, então é mais simples acelerar e emparelhar, se simplesmente ir encostando na minha traseira gradualmente vou considerar que quer aumentar o ritmo e acelero mais ainda... O Cele sabe o que eu estou dizendo...

Sejam honestos, não tentem segurar algum desconforto ou problema, deixe que os outros saibam, tomarmos uma providência ou no mínimo ficarmos espertos e adequarmos a tocada.

Motociclistas de bem com a vida
São Paulo - SP
HD EG 2008 / BMW RT 2010
wbugno
Site Admin


Vale um nível de adrenalina e motivação, mas encare com seriedade seus limites. O recado está dado para quem tem interesse nos irons butts.

Nenhum comentário: