domingo, 15 de agosto de 2010

test drive: Dyna do Cláudio e Sportster do Adelino

Na semana passada fui ao café na loja HD RJ de carro, acompanhando a Silvana, e tive a oportunidade de experimentar a nova Dyna do Cláudio que finalmente estava em condições de rodar (não está pronta) após a instalação do guidão ape hanger, o popular seca-suvaco.

Não foi a primeira moto com guidão ape hanger que andei, mas gostei do resultado. Melhor que as outras que tive oportunidade de pilotar (eram softails) pela dirigibilidade que a moto apresentou.

Alguns detalhes para os amantes do ape-hanger: procurem não colocar um guidão onde suas mãos fiquem acima da linha do ombro para evitar dormência nas mãos e posicionem os manetes de forma a que o punho não fique em posiçao forçada para baixo. Inclinar os manetes um pouco para cima dando uma postura mais natural para o aperto dos manetes ajuda muito a uma pilotagem mais confortável.

E uma sugestão para quem gosta dos ape-hangers mais altos: invertam os espelhos para poder usá-los sem levantar a cabeça e instalem os piscas na linha do farol, pois os motoristas não estão acostumados a ver os piscas acesos acima do capacete do piloto.

O segundo test drive foi em uma Sportster 883 Custom carburada do Adelino. Aliás o HOG RJ deve ser um dos poucos lugares a ter dois Adelinos figurando na lista dos presentes...

Eu já havia andado na Sportster 883 R do Karuna (antes e depois dos ajustes com o SERT) e a Sportster Custom é bem diferente. Além do fato de ser carburada (as reações são ligeiramente mais lentas que das injetadas), a posição mais baixa, com guidão mais baixo e consequentemente centro de gravidade mais baixo, deixam a moto mais manobrável em baixa velocidade.

O tanque mais largo me agrada e compõe bem o estilo custom para a Sportster. É uma bela opção para quem procura uma HD mais leve, mas padece das mesmas características das irmãs R e std: suspensão traseira com pouco curso (no caso da moto do xará, isso foi resolvido com a adoção dos PS 412 heavy duty), banco pouco confortável, mas o comando avançado de fábrica deixa a pilotagem bem agradável.

Nenhum comentário: