quinta-feira, 5 de agosto de 2010

HOG RJ: cinco dias e três momentos diferentes

Momentos de turbulência no dealer que, com a associação feita com o dealer por conta do suporte contratual, acabam refletindo no HOG.

O HOG é um motogrupo muito heterogêneo exatamente pela facilidade de ingresso: basta ser proprietário de uma HD para fazer parte.

Já os motoclubes tradicionais são homogêneos pela necessidade de convivência e aceitação do novo membro pela maior parte dos membros. Até mesmo para fazer parte dos Biduzidos é preciso conviver com os membros mais antigos, mesmo que virtualmente através do fórum.

Levando isso em consideração, é fácil entender porque tantas brincadeiras com o HOG. Coxa é a denominação mais conhecida dos membros do HOG.

Mas tudo tem dois lados: se a heterogeneidade do HOG é um vício com que se tem de conviver, a liberdade de participação é uma qualidade muito interessante porque muitas vezes não se consegue participar de encontros, reuniões e passeios como seria desejável e nem por isso você deixa de participar do HOG.

É normal dentro do HOG existirem vários grupos pequenos coexistindo pacificamente, mas pela primeira vez nos últimos três anos eu vi esses pequenos grupos se mantendo separados no café da manhã. Esso foi o primeiro momento que me chamou a atenção nesses últimos cinco dias.

Parece uma preparação para uma indepedência dos grupos menores em relação ao HOG como forma de auto defesa em virtude de um provável desmanche do HOG com o rompimento do contrato entre dealer e matriz. Apesar de todos desejarem manter-se membros do HOG, os amigos mais chegados já procuram caminhos para manter os encontros semanais caso isso não seja mais possível de acontecer nas instalações dos dealers.

O segundo momento que percebi ocorreu no Swap Meet de domingo passado realizado no Ruta Café. Eu cheguei antes, usando meu colete do HOG/Biduzidos e estava sozinho conversando com todos sem grandes problemas. Alguns colegas e amigos do HOG RJ também estavam por lá, mas sem trajar o colete.

Foram chegando diversos colegas, membros de motoclubes tradicionais e usando os coletes e via-se nitidamente esses grupos passando, olhando e perguntando pelas peças. Chegaram também os colegas de FHD que vinham de um passeio para ver o evento e assim por diante.

Em dado momento chegaram alguns amigos mais chegados do HOG RJ, trajando os coletes do HOG RJ e junto comigo formaram um grupo que passou a agir como os demais grupos dos motoclubes. Ou seja, o HOG passou a se comportar como um motoclube exatamente porque estavamos formando um grupo homogêneo. Um dos pequenos grupos de sábado.

O terceiro momento foi ontem a noite (quarta feira) no Rota, tradicional ponto de encontro das quartas feiras. Lá estávamos novamente um pequeno grupo de amigos mais chegados conversando como se nada tivesse acontecendo, fazendo piadas e conversando sobre HDs. O detalhe que me chamou a atenção foi a busca de soluções para o café da manhã, já que naquele momento a informação era que não haveria o encontro na loja pelo fato da mesma estar fechada. Estavamos agindo como um grupo buscando soluções para um problema do grupo.

Hoje o HOG RJ tem um núcleo homogêneo de amigos que faz a diferença no funcionamento. Talvez essa seja uma explicação para o Chapter RJ ter uma convivência diferente da que é relatada nos outros Chapters.

Essa característica vai se mostrar valiosa para a existência do HOG e espero que sirva de incentivo para os demais Chapters porque o HOG vai passar por um período onde o espiríto de motoclube vai ser fundamental para continuar existindo.

Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.