domingo, 29 de novembro de 2009

Impressões de uso das Electra Glide 2009

Agora já começa a surgir mais informações sobre o uso das Electra Glides 2009 que foram as grandes vedetes de venda do início do ano.

Muitos colegas tem feito elogios às Electra: o desempenho e conforto tem sido muito elogiados, mas como sempre temos algumas críticas, sobretudo em relação à altura do assento do piloto que é mais alta que os modelos anteriores.

As mudanças no quadro das Electra trouxeram essa nova característica a ser resolvida pelos pilotos mais baixos. Muitos tem modificado o banco ou importado kit para rebaixar as suspensões.

A maior altura do banco é resultado do novo quadro e não é apenas isso que chamou a atenção: a suspensão traseira, antes com uma calibragem perto de 30 psi foi aumentada para perto de 50 psi.

Alguns amigos, em especial o Wlad do Biduzidos (www.biduzidos.com.br), chegaram a reclamar sobre as batidas características do fim do curso do amortecedor traseiro (uma solução apontada para resolver isso seria a troca dos amortecedores originais pelos PS 940 da Progressive Suspensions - 700U$00 o par).

Essa nova calibragem foi considerada como um erro por vários colegas que estavam acostumados com a calibragem menor, mas na realidade é consequencia da mudança do projeto.

Na HOG Magazine, Frank Kaisler analisa as mudanças na linha touring 2009 e faz menção a isso. Segue uma tradução livre de parte do artigo publicado na HOG Magazine:

A mudança mais ampla foi para o quadro da moto em si, que deve a sua maior rigidez para o aumento da utilização de elementos forjados e fundidos ligados em comprimentos mais curtos de tubulação. O quadro é construído como duas peças separadas e parafusadas. Como pode um quadro "separado-aparafusado" ser mais forte do que os quadros totalmente soldados dos modelos passados, você pergunta? A força está nas peças fundidas e forjadas de novo existentes em cada uma das articulações, onde a tubulação do quadro é soldada e forjada. As mudanças eliminam a necessidade de tubos dobrados e exigem menos solda do que a configuração anterior. Também é nova a montagem do motor incorporando isoladores gêmeos na parte da frente com um link único e suportes frontal e traseiro ajustado para equilíbrio de rigidez do chassis e do isolamento do motor. O braço oscilante também é completamente novo, com peças forjadas forte no pivot / área de suporte e placas de eixo para melhorar a rigidez da plataforma inteira.

E enquanto você está construindo um quadro no estado-da-arte, porque não atualizar tudo? O ângulo dos garfos da frente foi aumentado sem alterar o ângulo da direção, o que melhora a resposta em alta velocidade de cruzeiro. Aumentar o estribo na montagem da traseira resultou um grau extra de ângulo, e agora a primeira parte de tocar no piso é a extremidade traseira do estribo. O aumento do estribo traseiro melhora o conforto da posição de pilotagem. Outro benefício do novo chassi é um aumento da capacidade de carga: 70 libras (cerca de 35 kg) global, com cinco libras(cerca de 2,5 kg) a mais na capacidade em cada alforge e mais cinco libras para o Tour-Pak.

Isso tudo ajudou na adoção de um maior pneu traseiro (180 mm x 16 mm) com um novo composto duplo piso de borracha macia nas bordas para uma melhor aderência nas curvas e um composto mais duro no meio de lidar com composto da pavimentação das rodovias. O pára-choque traseiro é mais largo para aceitar o pneu mais largo e mais profundo.
Fonte: HOG Magazine – Frank Kaisler

Nenhum comentário: