Afinal, que raios vem a ser o mapa da injeção que todo mundo fala que precisa ser modificado?
Tecnicamente falando, é uma planilha com valores que indicam aos injetores quanto tempo precisam ser abertos para que o motor receba o combustível necessário para a situação que foi detectada pelos sensores da injeção.
Para a turma dos carburadores, o mapa tem a mesma função dos giglês e para os leigos completos é o responsável pela quantidade de gasolina no motor.
E por que a necessidade de mudar esse mapa?
Sempre que você muda algo na mapa, altera os parametros que estavam programados oringinalmente (por exemplo filtro de ar e ponteiras ou escapamentos - básico na customização das HDs) e o mapa deixa de funcionar corretamente causando engasgos, pipocos e aumento de consumo, além de deixar de usar a moto da melhor forma possível (pesquisando na internet, o Álvaro descobriu que os motores TC 96 podem desligar o cilindro traseiro se forem devidamente programados).
Isso é tudo muito bom, muito bonito, vale a pena saber para resolver se modifica algo na moto, mas tem um detalhe que acaba passando desapercebido: se você modifica o mapa (remapeia a injeção) até achar a melhor regulagem possível e por um defeito qualquer a moto volta para a oficina e o mechânico de plantão decide que aquele mapa que você batalhou para ajustar é a causa do defeito e substitui esse mapa por outro, tudo o que você tinha feito vai para o vinagre.
Anote aí: se você tem um mapa que funciona na sua moto, resultado de serviço prestado ou dos seus testes, arquive esse mapa pois dele depende o funcionamento da sua moto. Minha moto teve um pequeno curto e foi para a oficina autorizada há coisa de dois meses. Consertaram o curto e achei que a moto estava um pouco modificada, mas como estava tudo indo bem fui levando.
Cerca de uma semana atrás, com a mudança do tempo, a moto passou a não ligar de primeira como sempre fez e percebi que a temperatura estava mais elevada em relação aos dias mais quentes (onde a temperatura é sempre elevada) e por isso fui verificar a injeção: o mapa foi modificado (o mapa da minha moto era o 141NP e no lugar estava o 127HO). Embora o novo mapa tivesse eliminado os pipocos, deixou a moto mais dificil de ligar porque só funcionava bem com a temperatura elevada, o que não serve para o nosso clima.
Não dá para saber que outras modificações foram feitas nesse mapa (127HO) porque o SERT é uma via de mão única, ou seja, você não consegue recuperar os dados (ou pelo menos ainda não aprendi a fazer isso) e por isso não posso saber se o mapa foi tropicalizado ou não.
Se não tivesse o mapa anterior arquivado, não conseguiria fazer a moto voltar a ser o que era. Portanto fica o alerta: se você chegou a uma solução ótima para a sua moto, mantenha esse mapa arquivado para posteriores serviços.
Eu diria mais: acho que faz parte do serviço que prestaram para você que esse mapa seja fornecido porque ele é parte integrante da sua moto, do mesmo jeito que o SERT passa a ser. Esse mapa não é segredo industrial, já que eles estão disponíveis, para atualizações na internet, a quem comprou o SERT e as modificações feitas nos mapas padrões representam uma customização importante para quem as fez.
Um comentário:
Muito bom post!
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