sábado, 8 de novembro de 2008

vento lateral

Já comentei que fiz a viagem à Búzios com bastante vento lateral e na volta tivemos rajadas fortes no trecho até o Graal de Iguaba. As HDs são motos grandes e pesadas, na situação de vento lateral passam uma sensação de insegurança grande, dando mesmo a impressão de que elas vão "sair" debaixo do piloto a qualquer momento se as rajadas aumentarem de intensidade.

Não tenho fórmula mágica para evitar isso nem mesmo para conduzir sob essa condição. Entrei em diversos fórums e pedi opiniões aos colegas e a solução mais comentada é mesmo evitar sair com a moto quando a situação de vento forte aparece. Alguns mais radicais disseram para encontrar abrigo e esperar o "tufão" passar.

Lógico que não havia nenhum tufão, furacão ou coisa parecida. A condição de forte vento lateral é normal na chegada à Lagoa de Iguaba e você normalmente sabe que vai ter de passar pelo vento se quiser chegar ao destino. Na ponte nova então, o vento sopra com bastante força devido a altura da ponte e a ausência de obstáculos. Dessa forma, a sugestão de não usar a moto fica descartada, a menos que você leve a moto na carreta até a cidade que você pretende ir.

Outra sugestão que apareceu muito é andar mais devagar. Andar devagar é óbvio, até mesmo porque você se sente mais desprotegido com a moto dançando embaixo de você e diminui o ritmo, mas na prática deu para sentir que a moto fica mais estável se continuar andando no ritmo normal: fui para Búzios mais lento do que voltei e a situação era praticamente a mesma, com bastante vento jogando a moto de forma forte. A Silvana não se sentiu a vontade com o ritmo imposto pelos batedores, mas enquanto estivemos na situação de velocidade média de 110 km/h e vento lateral a moto se comportou melhor do que na situação de velocidade média de 95 km/h e vento lateral. Tive sustos maiores, mas a moto estava mais estável. Da parada em diante saí do trem para ir em um ritmo mais lento apenas para deixar a viagem mais confortável, mas o comportamento da moto foi melhor andando mais rápido.

Surgiram ainda duas sugestões: diminuir a pressão nos pneus e isso já tinha feito na volta, talvez até mesmo por conta disso tenha sentido a moto mais estável na volta, e usar o contra-esterço para fazer a moto levantar novamente quando a rajada bate.

Andar com os pneus mais "murchos" aumenta a superfície de contato da roda com o chão e transmite mais segurança. Gasta pneu e combustível, mas gostei do comportamento da moto: mais estável e possibilitando média mais alta.

A Técnica do contra-esterço não coloquei em prática, até mesmo porque não tive essa brilhante idéia, mas acredito que isso seja válido, principalmente se você tiver que trfegar por um trecho onde o vento sopre ininterruptamente, fazendo com que a moto ande inclinada por muito tempo. Nessa situação, você vai anular a força do vento inclinando a moto com a técnica do contra-esterço. Em casos de rajadas, a técnica do contra-esterço vai servir para você levantar a moto mais rapidamente e com menos esforço, deixando sua condução menos cansativa.

Apesar das sugestões, todos foram unânimes em afirmar que você consegue controlar melhor a moto com os pneus mais baixos ou usando o contra-esterço, mas o estresse de receber as rajadas a qualquer momento permanece e a única sugestão válida é redobrar a atenção, reparando na geografia da estrada e antecipando o momento da rajada quando você vai enfrentar um descampado onde o traçado da estrada te deixa lateralmente à direção do vento, mais ou menos com se estivesse se preparando para ultrapassar uma carreta que vai deslocando o ar para os lados em uma estrada.

2 comentários:

Anônimo disse...

Se as rodas forem raiada e não fechada diminui muito o efeito do vento lateral.
Vc.pode me arrumar a tradução instruções do alarme (ativar, desativar etc.)softail 2005?
Obrigado
J.Wilson - Portugal

wolfmann disse...

concordo com você. Minha esposa tem uma Softail FXST e sente muito menos o vento lateral pelo fato das rodas serem de liga leve, mas abertas ao invés de fechadas como as da Fat Boy.
Nunca me preocupei com alarmes das HDs porque no Brasil esse acessório não é vendido com as motos nem em separado, mas vou pesquisar sobre isso.