sexta-feira, 26 de setembro de 2008

FIAT LUX

Não sei quantos dos meus leitores viajam durante a noite, eu evito sempre, mas para os apreciadores do noturno vale a pena falar de iluminação.

Meu farol é original americano sealed beam (o original brasileiro está na FX e este é o farol que veio com a cabeça de touro) e ele ilumina com a eficiência de uma vela. Os originais com lâmpadas H4 tem boa eficiência mas a lâmpada dá impressão de cansar rápido.

O uso dos faróis auxiliares nem sempre é uma opção utilizada por razões estéticas e alguns dos auxiliares são projetados para neblina e não para aumentar a eficiência da iluminação noturna.

A opção tem sido utilizar os faróis de Xenon, mas estes tem instalação que necessita de um eletricista especializado (coisa nem sempre encontrada) devido instalação de reator para o uso da lâmpada.

O Xenon pode ser somente para o facho baixo, como para ambos os fachos (baixo/alto) e a lanterna normalmente é substituída por um led. O cuidado a ser tomado é com o embaçamento do globo ótico devido ao aumento da temperatura pelo uso da lâmapada Xenon.

O custo dessa brincadeira tem andado em torno dos R$ 400,00 para o Xenon no facho baixo e R$ 650,00 para Xenon em ambos os fachos. Lógico que esses preços dependem da lâmpada utilizada. Como forma de auxiliar na escolha copiei o texto abaixo:


Lâmpadas H.I.D. (High Intensity Discharge) são radicalmente
diferentes e otimizadas, em se falando de tecnologias de iluminação.
Lâmpadas H.I.D. contrastam com lâmpadas halógenas ou incandescentes
comuns de filamento, por serem similares a lâmpadas de vapor. Ao invés de terem filamentos aquecidos, lâmpadas H.I.D. geram um arco voltaico entre dois eletrodos internos, que por sua vez, excita energeticamente uma mistura de gás Xenônio e sais metálicos, assim produzindo uma luz alva e intensa que muito se assemelha à luz natural de um dia ensolarado.

O resultado é um facho azulado, que muda segundos depois de aceso
para branco. Semelhante a um flash fotográfico, tem o triplo da
luminosidade convencional. Além disso, trabalha com menos potência.
‘‘Enquanto uma lâmpada comum consome entre 55W e 65W, a de xenônio
gasta 35W’’.

As cores dos sistemas HID-Xenon são referidas à emissão de espectro de luz solar, o qual é relacionado à temperatura de plasma

Uma tabela de temperatura da luz:

Observação: muitos consumidores de kits Xenon têm um conceito
errôneo assumindo que quanto mais alta a temperatura Kelvin (K), maior o fluxo luminoso da luz emitida. Na verdade a relação é inversa. O que se relaciona proporcionalmente é quanto clara a luz visível se torna.Também, a temperatura de superfície ao contato é muito mais baixa que a de referência de luminosidade, uma vez que lâmpadas de Xenônio operam em temperatura mais baixa que as lâmpadas halógenas.

Com fica no farol:

Cor/temperatura de refêrencia: 3000K

Lâmpadas de 3000K geram aproximadamente 3200 lumens, cuja
intensidade luminosa é de aproximadamente três (3) vezes superior a de uma lâmpada halógena. Esta lâmpada emite luz amarelo-ouro e oferece penetração luminosa adequada para condições de neblina intensa.
Recomenda-se esse kit 3000K para uso em iluminação secundaria, como em faróis de neblina ou faróis auxiliares. Operacionalmente, a lâmpada 3000K é na verdade uma lâmpada de 5000K coberta com uma película que filtra todo o espectro luminoso, com exceção dos comprimentos de onda que compõem a luz amarela. A luz amarela, por sua vez, é a que mais chama atenção nas estradas.

Cor/temperatura de referência: 5000K

Esta é a lâmpada de maior fluxo luminoso, com aproximadamente 3100
lumens, cuja intensidade luminosa é de aproximadamente três (3) vezes
superior a de uma lâmpada halógena. A luz emitida é branco-palida ao
observador, com uma nuance amarelada quando refletida na estrada. Essa é a cor de opção de consumidores que desejam melhorar a visibilidade e performance, ao mesmo tempo melhorando o visual de seus faróis. Também é ideal para aqueles que fazem off-roading, em razão da refletividade da luz emitida ser também apropriada para objetos e superfícies não pavimentadas. Em suma, essa lâmpada é a opção que garante mais iluminação por centavo investido

Cor/temperatura de referência: 6000K

Com aproximadamente 2800 lumens, um pouco abaixo das lâmpadas de
5000K, esses bulbos 6000K ainda garantem uma intensidade luminosa
aproximadamente três (3) vezes superior a de uma lâmpada halógena.
Essas lâmpadas são para aqueles que desejam faróis emitindo uma luz
extremamente branca, com leve nuance azul/anil quase imperceptível.

Cor/temperatura de referência: 8000K

Com 2550 lumens, um pouco abaixo das lâmpadas de 6000K, esses
bulbos ainda garantem uma intensidade luminosa muito superior a de uma lâmpada halógena. Estas lâmpadas de 8000K emitem uma luz um pouco mais azulada que os bulbos de 6000K.

Cor/temperatura de referêcia: 10000K
PROIBIDAS
Com aproximadamente 2200 lumens de luminosidade, as lâmpadas de
10000K permitem uma intensidade luminosa acima do dobro da
proporcionada por uma lâmpada halógena tradicional. Estas lâmpadas de
10000K geram uma luz azul-violeta de maior tonalidade que os bulbos de 8000K.

Cor/temperatura de referência: 12000K
PROIBIDAS
Estas lâmpadas, por sua vez, geram 2100 lumens de saída, acima do
dobro de uma lâmpada halógena tradicional. A luz gerada é de uma
tonalidade azul-violeta mais escura que a gerada pelas lâmpadas 10000K.
Essa é a escolha de consumidores que buscam a aparência mais exótica e extrema para seus veículos.



Como opção ao Xenon, a Phillips lançou a Philips Diamond Vision H4 (5.000K, branca), que dispensa instalação de reator, bastando a troca da lâmpada original por ela. Custa R$ 120,00, bem menos do que o Xenon, mas muito mais cara que as lâmpadas comuns (R$ 30,00).

Outra opçâo, também halogena, é: Crystal Vision (4.300 K). A Philips ainda tem a Blue Vision (4.000K)e a Moto Vison (4.300K), mas vista de frente aparenta uma cor alaranjada.

Uma opção diferente são as lâmpadas de plasma (PIAA H4 Super Plasma). Mas uma lâmpada custa o mesmo que um bom Xenon.

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