Para quem sempre teve curiosidade sobre HD Shovel, PanHead, Evolution e etc. este pequeno glossário pode ajudar.
motores Flathead - fabricados entre 1929 e 1974, os flatheads (cabeçotes-planos) não tinham válvulas no cabeçote; em vez disso, elas ficavam localizadas ao longo do motor e abriam-se para cima em uma câmara ao lado da câmara de combustão; a vantagem do cabeçote-plano era a simplicidade - sem hastes ou balancins e uma peça única fundida com um furo para a vela; um motor Flathead típico tinha uma cilindrada de 742 cm3 e produzia cerca de 22 cv;
motores Knucklehead - fabricados entre 1936 e 1947; o Knucklehead veio de variações de 990 cm3 e 1.200 cm3, capazes de produzir 40 e 45 cv respectivamente;
motores Panhead - fabricados entre 1948 e 1965; o panhead veio em variações de 990 cm3 e 1.200 cm3, capazes de produzir 50 e 55 cv respectivamente; as grandes diferenças entre o Knuckehead e o panhead incluem cabeçotes de alumínio no panhead e linhas de óleo internas, em oposição às linhas externas do Knucklehead;
motores Shovelhead - fabricados entre 1966 e 1985; os Shovelheads deslocavam 1.200 cm3 e produziam 60 cv;
motores Evolution - fabricados entre 1984 e 1999; a cilindrada é de 1.340 cm3 e o motor produz 70 cv; embora o Evolution de 1.340 cm3 não seja mais produzido, a linha de motocicletas do modelo Sportster usa os motores Evolution com cilindradas de 883 cm3 e 1.200 cm3 (fabricadas desde 1986);
motores Twin Cam 88 - fabricados desde 1999; o Twin Cam obteve seu nome do fato de ter dois comandos no bloco para acionar as válvulas; com 1.450 cm3, é o motor de motocicleta da Harley mais produzido e produz 80 cv; o motor permanece refrigerado a ar e tem válvulas no cabeçote acionadas por hastes e balancins; a versão 88B do motor, que saiu em 2000, traz duas árvores contra-rotativas de balanceamento para reduzir a vibração;
motores Twin Cam 96 - fabricados desde 2007; o Twin Cam 96 é resposta a indústria japonesa que passou a contar com motores maiores do que o Twin Cam 88 (Honda VTX 1800 é um dos exemplos mais famosos). O Twin Cam 96 é uma evolução do Twim Cam 88 com Kit 103. Ao invés de apostar no Kit 95 (com modificações apenas nos pistões), a Harley Davidson preferiu adotar o Kit 103, diminuindo o tamanho dos pistões e com virabrequim mais longo a fim de dar maior conforto com a adoção do câmbio de seis marchas (também uma imposição mercadológica a fim de combater a indústria japonesa);
motores Revolution - começaram a ser fabricados em 2001; o motor Revolution é usado atualmente apenas em um modelo de produção da Harley - a VSRC. Enquanto todos os motores previamente mencionados são praticamente os mesmos e representam melhorias progressivas, o motor Revolution é diferente; ele é refrigerado a água em vez de ar, e o ângulo de seu "V" é de 60º em vez de 45°; ele tem duas árvores de comando de válvulas em cada cabeçote em vez de duas no bloco e incorpora injeção de combustível; é menor, apenas 1.130 cm3; tem curso muito mais curto, permitindo que gire a 9.000 rpm e produza 115 cv.
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