Postei no inicio do mês que notei o EITMS funcionando e como a primeira impressão foi boa, este postagem vai no sentido contrário: com o uso notei que ao "desligar" o cilindro traseiro, o cilindro dianteiro sobe a marcha lenta para a casa dos 1200 rpms e isso faz com que o calor dissipado pelo motor aumente consideravelmente.
Notei isso em um dia de trânsito mais pesado que o costume onde bastava parar e o sistema entrava em funcionamento, mas não tinha o efeito que vinha obstervando anteriormente, pelo contrário: passou a incomodar e notei a subida da temperatura no tanque de óleo (fica na altura dos tornozelos), coisa que não notava antes.
Notei isso em um dia de trânsito mais pesado que o costume onde bastava parar e o sistema entrava em funcionamento, mas não tinha o efeito que vinha obstervando anteriormente, pelo contrário: passou a incomodar e notei a subida da temperatura no tanque de óleo (fica na altura dos tornozelos), coisa que não notava antes.
Passei a dar mais atenção e notei a mudança na marcha lenta e decidi desligar o sistema.
Com o sistema desligado, a marcha lenta se manteve na casa dos 800 rpms mesmo com a temperatura aumentando, mas melhorou a dissipação de calor e a temperatura no tanque de óleo deixou de incomodar.
Conclusão: desliguei o sistema, que provavelmente foi ligado na revisão pois não havia notado o funcionamento do sistema até a moto voltar da revisão.
Em breve estaremos no verão e vou conseguir formar uma melhor opinião.
Por enquanto o EITMS seguirá desligado.
3 comentários:
Na minha FatBoy 114, a rotação não sobe quando o sistema entra em funcionamento; talvez a sua apresente algum problema ou o motor ainda estava frio (enquanto não está na temperatura normal de funcionamento, gira acima das 1000 RPM).
Notei que na Minha RKS tem alguma coisa esquentando na altura do Tornozelo ,então é isto que vc comentou,mas afinal o que é EITMS e para que serve,não dá problema com Garantia desligar??
O EITMS é um sistema que desliga o centelhamento das velas no cilindro traseiro. A ideia é parar de centelhar para evitar queima na câmara de combustão e com isso evitar a dissipação de calor por baixo do assento do piloto.
Você liga e desliga o EITMS através do acelerador, girando o acelerador para frente e segurando por 5 segundos para ligar e fazendo o mesmo procedimento para desligar.
É um sistema acessório que a HDMC criou visando única e exclusivamente o conforto do piloto e não influencia em nada o funcionamento da motocicleta, sem qualquer influência na garantia por ser um decisão do piloto usar ou não o sistema.
Eu não vi benefício no uso do sistema, pelo contrário: a marcha lenta acaba funcionando em uma rotação ligeiramente mais alta, por isso não uso o sistema.
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