quinta-feira, 26 de julho de 2018

ABRACICLO: números do primeiro semestre

Sem novidades: a BMW segue como líder no segmento premium com uma previsão de vender entre 7500 e 8000 unidades (fechou o primeiro semestre com 4098 produzidas e 3754 vendidas) e a HDMC segue em segundo, cada vez mais distante, com previsão de vender entre 5500 e 6000 unidades (fechou o primeiro semestre com 2723 produzidas e 2790 vendidas).

Os dois fabricantes espelham um 2018 melhor que 2017 onde a BMW produziu 6641 unidades e vendeu 7054 unidades, e a HDMC produziu 4781 unidades e vendeu 5141 unidades.

Vai ser esperar para ver.

O top ten da HDMC fica com a best seller Iron (488 vendidas e 462 produzidas), Fat Bob 107 (220 vendidas e 209 produzidas), Fat Boy 107 (216 vendidas e 211 produzidas), Fat Boy 114 (207 vendidas e 163 produzidas), Sportster 48 (195 vendidas e 169 produzidas), Ultra Limited (170 vendidas e 187 produzidas), Breakout 114 (154 vendidas e 164 produzidas), Road Glide Ultra (138 vendidas e produzidas), Fat Bob 114 (138 vendidas e 139 produzidas) e fechando com a Sportster Roadster (131 vendidas e 120 produzidas).

Algumas observações: a Heritage parece que perdeu um pouco do seu público fiel: com apenas 92 unidades vendidas, fica bem abaixo do top ten e a Heritage sempre foi assídua frequentadora nos tempos do Twin Cam. Resta saber para onde se dirigiu esse público: aposto na Softail Slim que custa R$9.000,00 a menos (12%) que podem ser revertidos com troco para pedaleiras e banco com sissybar para a garupa.

Aliás o quesito preço também atinge a Softail Slim na briga com a prima Street Bob: entre as Softail Slim e Street Bob, a Street Bob mostra melhor aceitação (112 conta 86 Slim vendidas). Ambos modelos destinados ao mesmo público (bobbers monoposto) e com pequenas diferenças no acabamento (tanque, painel e guidão diferentes), a diferença de 15% no preço faz a diferença na hora da escolha. 

Eu continuo preferindo a Slim, mas reconheço que o modelo não apresenta atrativos suficientes na comparação com a Street Bob que façam com que o comprador decida gastar mais R$ 9.000,00 por um tanque maior, painel analógico e guidão hollywood, quando pode usar os mesmos R$ 9.000,00 na compra de pedaleiras e banco com sissy bar para a garupa.

Uma análise dessa "briga em família" mostra um cenário muito bom para a Street Bob.

Enquanto a família Sportster segue com excelente resultado, respondendo por quase 30% das vendas, a renovação dos modelos Fat Bob e Fat Boy mostra que temos nessa dupla um adversário para as Sportsters: se agregarmos as motorizações 107 e 114, esses dois modelos são responsáveis também por quase 30% das vendas.

E para terminar, na batalha das Road Kings, o fator novidade se mostra mais uma vez imbatível: a Road King Special já tem o dobro das vendas da Road King Classic mesmo sendo mais "pelada" que a irmã Classic (faltam faróis auxiliares e wind shield).


4 comentários:

Unknown disse...

Olá Sr. Adelino, Boa noite!

Estou buscando uma HD, mas tenho duvidas em relação ao modelo. Sei que a escolha depende muito do orçamento também. Tenho 40 Anos e desejo ter uma HD para passear com a minha esposa.

Primeiro pensei em uma 1200 Custom (Sportster), mas logo um conhecido veio me desanimar dizendo que depois um ano de uso eu estaria vendendo. Disse que essa motocicleta é desconfortável para realizar passeios.

Gosto muito da Fat Bob 2018 e da Fat Boy, sendo essa última a indicação de um colega. O contra são os preços, que estão um pouco salgados para a versão 0KM.

Estou em dúvidas sobre esses 03 modelos e desejo saber se valeria investir em uma moto usada pouco rodada.

Desde já obrigado e parabéns pelo Blog!

wolfmann disse...

Marco, sempre vale a pena investir em uma moto usada. Eu comprei minha Fat zero e depois disso comprei a FX usada e a CVO também usada. Voltei a comprar zero quando decidi pela comprar da Road King Special e muito mais porque a moto que estava usando, a Street Glide CVO, era uma moto de alto valor de revenda e pouco mercado, fazendo negócio diretamente com o dealer na compra da RKS.

Sobre os modelos, eu não recomendo a família Sportster a ninguém que queira usar a moto com garupa e precise de conforto.

Tanto Fat Boy quanto a Fat Bob 2018 são opções melhores e entre esses dois modelos eu voto com o seu colega: Fat Boy.

As garupas mais confortáveis são as Ultra Limited, bem mais caras e mais pesadas para começar dentro das HDs, e Softail Heritage.

Se decidir partir para uma usada, Fat Boy e Heritage são opções confortáveis para viajar com garupa, com vantagem para a Heritage que já vem mais equipada (sissy bar, windshield e alforges são de série nelas).

Allysson Falcon disse...

Mestre Wolf,

eu confesso que me surpreendi com as baixas vendas da Road King Classic, pra mim um dos ícones da marca.

Mas não me surpreendo com o desempenho ruim da nova (e abominável) "Heregitage".

Toda vez que eu olho a minha na garagem e lembro do que fizeram com o modelo sinto arrepios.

Forte abraço.

Unknown disse...

Muito obrigado pela resposta. Ainda nesta semana farei um test ride para me auxiliar ainda mais na decisão!

Grande abraço!