quarta-feira, 25 de julho de 2018

Oberon Performance: atendimento ao consumidor não funciona

Em 05/06/18 eu postei sobre uma compra de manetes reguláveis, que infelizmente não deu certo porque o modelo indicado no site não serviu apesar de constar como sendo apropriado para motocicletas com embreagem hidráulica.

Entrei em contato com o Customer Service da empresa (a inglesa Oberon Performance) explicando o problema (manete não funciona com embreagem hidráulica) e a empresa pediu detalhes do pedido e o motivo do problema.

A empresa confirmou que os modelos serviriam para uso em embreagem hidráulica, fato que não se comprova, e pediu fotos para constatar o problema.

Enviei fotos dos manetes recebidos e fotos dos encaixes dos manetes na moto e recebi a resposta que o manete correto era o C400 e não o C140 que eles indicam no site.

Se prontificaram a trocar o produto, desde que eu enviasse o produto recebido via DHL Express (modalidade que a empresa trabalha para envio dos produtos comprados via web).

Enviar o manete via DHL Express implica em alguns problemas e mais custos para a troca da manete: é preciso declarar o motivo do envio, pagar taxas e frete além de voltar a pagar as taxas de importação e frete do novo manete que seria enviado pela DHL Express.

Apenas para ilustrar, a DHL é uma empresa mundial de encomendas postais e a modalidade Express implica no uso de seus despachantes para desembaraço das encomendas junto a Receita Federal. Isso resulta em um recebimento em casa, em prazo menor, mas com custos cerca de 50% mais caros por usar toda a estrutura da DHL para desembaraço da encomenda na Receita.

Resumo da ópera: enviar para trocar fica mais caro que comprar a manete certa.

Relatei o problema à empresa, eles se prontificaram a estudar uma forma de baratear o novo frete, mas decidi pela não troca e nova compra.

A nova compra deve ser feita pelo site novamente, e aí começa um novo problema: o manete indicado pelo Customer Service não consta do site, sendo assim voltei a entrar em contato com a empresa pedindo auxílio na nova compra explicando o produto não aparece no site e por isso não pode ser comprado.

A empresa responde assim: "If you could send the lever with the wrong fitting back we will change the fitting to the correct one. Hope this will help ". Traduzindo para o popular: não vendo, só troco.

E aí fica o problema: ou se gasta mais pela manete correta por não poder comprar uma nova, ou fico sem a manete. E reclame com o bispo...

Eu vou tentar da maneira mais difícil, mas efetivamente não recomendo a comprar na Oberon Performance via internet. Se você encontrar "ao vivo e a cores" os manetes, recomendo a compra. O produto é bom, bem acabado e funciona bem (pelo menos o de freio funciona bem), mas não tente isso via internet.

Nenhum comentário: