sexta-feira, 11 de novembro de 2016

buscando pneus para a Fat: vou voltar para o Metzeler

Esta semana estive rodando mais frequentemente com a Fat e pude constatar que não vale a pena insistir mais tempo com o Commander II.

Peguei forte vento lateral na Barra, que aliado às imperfeições de piso, deixou a moto bastante instável.

Medindo os sulcos, a situação ainda não indica a troca mostrando pelo menos 1 a 2 mm acima da marca TWI, mas o tempo cobra seu preço.

Foram 24000 kms rodados com esse jogo de pneus, que custou em em setembro de 2012 R$1000,00.

Hoje são mais de quatro anos de uso (um pneu tem prazo de validade de cinco anos, quando começa a deteriorar mais rapidamente) e não vou sequer manter o pneu dianteiro, que tem ainda mais borracha que o pneu traseiro (4 a 5 mm acima da TWI).

O Commander foi um pneu bastante prazeiroso de usar, bem adaptado ao meu estilo de pilotagem e demonstrou ser um pneu bastante durável. É bom notar que os primeiros 10000 kms com esse jogo de pneu foram feitos em pouco mais de um ano, deixando os 14000 kms a serem rodados em três anos: usos bem diferentes e que o pneu se comportou sempre de forma uniforme.

Por tudo isso a minha intenção sempre foi trocar por outros Commanders, mas venho buscando esses pneus desde junho, quando já davam sinais de fim de vida, e até agora não encontrei nada, apesar das dicas que vários leitores deixaram nos comentários.

Com isso, vou migrar novamente de marca: a Metzeler lançou em novembro de 2013 o novo Marathon ME888 Ultra e os relatos de uso desse pneu tem sido bastante satisfatórios. Em post antigo que fiz, quando o ME888 foi lançado, a Metzeler já falava que o 888 era um pneu totalmente diferente do 880 que não deixa boas lembranças, tendo nova geometria e novo composto.

O custo do ME888 é muito semelhante ao custo do Commander em 2012: a Homa Motos vende o ME888 por R$476,80 (130/90) e R$599,90 (150/80) chegando ao total de R$1076,70, não chegando a 10% de diferença.

Vou consultar outros fornecedores, mas pelo vi na web os preços variam muito pouco de um fornecedor para outro.

Agora é comprar e montar.

2 comentários:

Rodrigo Chaves disse...

Prezado Wolfmann

Também uso os commanders na minha Super Glide Custom, hoje estão com exatamente 31500 KM após 2 anos e meio de uso.
Os dois ainda tem borracha suficiente para chegar aos 40k Km, mas já estão bem "quadrados", processo que começou ali por volta dos 25k km.
Procuro pelos commanders para substituição e não encontro no mercado.
Então comecei a ler a respeito da linha ME888 da metzeler e também vou mudar de marca.
Uso metzeler a mais de 7 anos na minha Mirage 250 e não tenho do que reclamar, o traseiro dura 30k km e o dianteiro o dobro.
Sei que não podemos comparar as motos, foi apenas para mostrar que já conheço a marca.

Abraços
Rodrigo Chaves
Puro Malte M.C
Brasília - DF

Anônimo disse...

Amigos, usava em minha dyna os commander II e migrei para o ME888. sinceramente achei a durabilidade boa estão com 10.000 rodados mas o grip achei inferior ao commander II.