Muitas mensagens perguntam sobre os motores HDs. A maioria tem o "padrão cilindrada" na mente para achar que esse ou aquele modelo é melhor. A realidade é que os motores HDs foram desenvolvidos para famílias específicas de modelos e não dá para compará-los entre si.
Não lembro de ver um catálogo tão grande de motores em produção pela HDMC como atualmente. Normalmente a HDMC tinha um Big Twin com dois tamanhos: 750 e 1200cc.
Hoje em dia são três famílias bem distintas e cada uma apresentando características marcantes: Evolution, Twin Cam e Revolution.
Os Evolutions são os mais antigos e que levaram mais tempo a serem atualizados, são usados na família Sportster e equipam as Iron (883), 48 e Custom (1200).
Os Twin Cam, substitutos do Evolution nos modelos FL e FX, nasceram carburados e injetados logo no nascimento, com as RK sendo as cobaias das primeiras injeções eletrônicas Magneti Marelli, e vem crescendo e evoluindo tecnologicamente ao longo desses 16 anos: 88 ci, 96 ci, 103 ci e os SE 110 ci. Além de possuir duas versões: a sem balanceiros que equipa as famílias Dyna e Touring; e a com balanceiros (a versão B) que equipa as Softails.
O último avanço tecnológico foi a adoção da refrigeração híbrida (apenas nas Ultra Limited) que usa a refrigeração a ar e líquida nos cabeçotes.
Atualmente o nosso catálogo tem cinco versões desses motores: o TC96 equipando as Dynas, o TC103B equipando as Softails, o TC103 equipando Road Kings e Street Glide Special, o TC103 com refrigeração híbrida equipando as Ultras Limited e o SE110 equipando as CVOs.
A família Revolution teve filhotes há dois anos com os Revolution-X. A característica marcante desse motor é a refrigeração líquida que permite maior potência e menor tamanho. Os Revolution equipam a família VRSC, tem mais de 100 cv e 1250 cc e são os motores mais modernos da marca.
Os Revolution-X são exclusivos para a família Street, totalmente desenvolvido pela filial indiana da HDMC, visando o mercado indiano e que vem sendo espalhado pelo mundo em doses homeopáticas. Tem dois tamanhos: 500cc e 750cc e tem potencial no Brasil, principalmente com as Sportster ultrapassando os R$40.000,00.
Espera-se que o ABS opcional para a versão Street 750cc lançada em 2015 apresente poucos defeitos no laboratório das ruas para que essa versão possa desembarcar no Brasil (a legislação brasileiro exige ABS em motocicletas com motorização acima de 300cc). A versão menor da Street (500cc) não tem ABS nem como opcional.
Se você pretende escolher a sua HD pelo motor, a HDMC vem criando um leque bem variado para fazer isso.
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