A CVO estava com o Security System desabilitado quando eu a peguei. O Sidão havia pedido para deixar o sistema desabilitado por conta de uma viagem que fizeram à Argentina e Chile, com a moto sendo levada na carreta até Mendoza.
Com apenas um FOB não é possível habilitar o sistema novamente e o Sidão já tinha se comprometido a achar o FOB e o manual da moto (só veio o manual do infotainment e do Boom Box), fui levando como sistema desabilitado.
Arrumei o problema do alforge (porquinha sem vergonha de achar...) e estou rodando com ela basicamente nos fins de semana.
Na volta de um passeio acendeu uma luz de alerta vermelha no painel.
Apesar de vermelho significar na maior parte das vezes um problema que exige verificação imediata, como a moto se comportava bem e estava a poucos quilômetros de casa, decidi prosseguir e investigar o problema quando estivesse com ela na garagem.
Primeira providência: acessar o log de erro. Na CVO, e nas demais motos com a tecnologia CAN BUS, o log de erro é acessado através do botão trip (no manual é chamado de botão de gatilho): com esse botão apertado, liga-se a moto através do corta-corrente (posição "run") já que a moto não tem mais chave de ignição, e o procedimento tem início.
Foram registrados dois erros: B2164 e U0168 na seção do BCM.
Após acessar o manual via web (no site da HDMC você consegue acessar o manual referente ao chassi que você informa como sendo o da sua moto), verifiquei que a luz de alerta se refere ao Security System e informa uma pane elétrica, como por exemplo uma lâmpada queimada.
Esses erros não aparecem nas tabelas que tenho no blog, forçando a uma pesquisa na web.
Em um fórum de proprietários de HD franceses descobri o erro B2164 (brake lamp output overloaded), mas não descobri nada sobre o U0168.
Genericamente o código DTC U0168 refere-se a problemas no System Security em automóveis GM, base da lista de erros da HDMC.
Como o manual indica que a luz de alerta vermelha no painel acesa direto (no manual é reportado como luz em estado sólido) é problema elétrico, aliado a possibilidade de um problema no System Security, abri chamado na Rio Harley-Davidson reportando o problema, sendo agendada visita três dias depois.
Visita agendada, dtc indicando dois problemas distintos, fui verificar na moto.
Como um dos problemas indicava causa na luz de freio, chequei e verifiquei que a luz da placa e a luz de posição (lanterna) estavam apagadas, mas a luz de freio estava funcionando. Verifiquei tomadas no alforge, caixa de fusível e por último fui verificar as tomadas dos leds (a traseira da CVO não usa lâmpadas, mas sim leds) e achei o chicote pelo lado direito pendurado e com o isolamento rompido, fechando curto.
Isolei novamente os fios, prendi com "enforca-gato" e o erro B2164 não voltou, mas o erro U0168 passou a aparecer nas seções BCM e Speedometer.
A moto foi para a Rio HD, mostrei o problema no chicote (que era colado na parte interna do paralama e estava descolado e preso pelo enforca-gato) e o chicote foi refeito, proteção termo-isolante refeita, mas não voltou a ser colado: está preso no paralama com enforca-gato (fita hellermann para os mais experientes).
Como havia suspeita da causa do erro U0168 ser o Security System desligado, comprei um novo FOB (R$526,00, com desconto HOG: R$462,00, com 400 kms rodados gerando o primeiro custo de uso: R$1,15/km rodado) e pedi para religar o sistema.
O log de erro não deve ter sido limpo. Confesso que não verifiquei na saída da oficina, mas assim que cheguei em casa, rodei novamente o diagnóstico e o erro U0168 permanece no log. Limpei o log e o erro voltou.
Investigando nos fóruns gringos, achei uma reclamação com os mesmos sintomas e nesse tópico um dos foristas informou que era perda de comunicação com o rádio, mas não especifica se é rádio CB ou o infotainment.
Acredito que seja um problema de comunicação do infotainment com o velocímetro, uma vez que o volume deveria variar dinamicamente conforme a velocidade de cruzeiro aumenta e isso não vem acontecendo.
Fuçando mais um pouco descobri, através do blog do Wilson Roque (leia aqui), que existe uma atualização para o software do infotainment, e que a HDMC, para variar, não está dando a devida atenção.
Próximo passo vai ser verificar a versão do software, conversar na Rio HD sobre o erro e a possibilidade de atualização do software e se existe algo similar na programação do módulo BCM que possa estar atrapalhando a comunicação e gerando o erro.
E assim continua a vida de proprietário de HD: trocando experiências para ajustar os problemas que a fábrica deixa passar.
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