O ano de 2015 começa mal para a HDMC Brasil, não que tenha começado bem para as demais marcas.
Com 941 unidades produzidas e 801 unidades vendidas, a HDMC já mostra que precisa melhorar muito para atingir os números do ano passado. Na comparação com o primeiro bimestre de 2014 já temos uma queda de 15% na produção e o dobro nas vendas.
Esses números espelham cerca de 5.600 unidades produzidas e 4,800 unidades vendidas para 2015, que trazem a HDMC de volta ao patamar da retomada do controle da operação no Brasil.
Representando muito bem o atual cenário, a Iron é o best seller do primeiro bimestre com 131 unidades produzidas e 116 unidades vendidas ao contrário de 2014 onde a Limited foi o carro chefe com 183 unidades produzidas e 172 unidades vendidas no primeiro bimestre.
Na sequencia dos best sellers vem a Sportster 1200 Custom com 111 produzidas e 86 vendidas; Ultra Limited com apenas 4 produzidas e 91 vendidas (resultado da desova do estoque de 2014); Road King com 61 produzidas e 71 vendidas (7 eram versão Police produzidas em 2013); a família VRSC com 140 produzidas e apenas 64 vendidas; Breakout com 73 produzidas e 57 vendidas; Street Bob com 59 produzidas e 55 vendidas; Street Glide Special com 8 produzidas e 44 vendidas; Fat Boy Special com 33 produzidas e 43 vendidas e a Fat Bob com 53 produzidas e 42 vendidas completando a lista do top ten para o primeiro bimestre.
Vale notar que a Fat Boy tradicional não entrou na lista, mas está na marca de 40 unidades vendidas (29 produzidas); o início fraco da Sportster 48 (62 produzidas e apenas 25 vendidas) sendo inclusive alvo de promoção com juros de 0,99% junto com os lançamentos 2015 (Street Bob, Low Rider e Street Glide Special) e o fraco desempenho da Low Rider (34 produzidas e 17 vendidas) atrás da Heritage Classic (44 produzidas e 27 vendidas) e Deluxe (25 produzidas e 23 vendidas) que não contam com o apelo de ser novidade como a Low Rider.
As versões CVO da Ultra Limited e Street Glide já se encontram em produção (65 unidades da Ultra e 9 da Street Glide), mas ainda não chegaram nas revendas. É interessante que pela primeira vez a HDMC ultrapassa o "número mágico" de 30 unidades para as versões CVO, mostrando que o produto realmente premium tem mercado reprimido no Brasil.
Espero que a Low Rider se recupere: gosto do modelo, tem pouca coisa a ser feita na ergonomia, um design clássico muito interessante, mas infelizmente usa a motorização 96 ci, embora isso não tenha afetado as vendas da Breakout e Street Bob.
Representando muito bem o atual cenário, a Iron é o best seller do primeiro bimestre com 131 unidades produzidas e 116 unidades vendidas ao contrário de 2014 onde a Limited foi o carro chefe com 183 unidades produzidas e 172 unidades vendidas no primeiro bimestre.
Na sequencia dos best sellers vem a Sportster 1200 Custom com 111 produzidas e 86 vendidas; Ultra Limited com apenas 4 produzidas e 91 vendidas (resultado da desova do estoque de 2014); Road King com 61 produzidas e 71 vendidas (7 eram versão Police produzidas em 2013); a família VRSC com 140 produzidas e apenas 64 vendidas; Breakout com 73 produzidas e 57 vendidas; Street Bob com 59 produzidas e 55 vendidas; Street Glide Special com 8 produzidas e 44 vendidas; Fat Boy Special com 33 produzidas e 43 vendidas e a Fat Bob com 53 produzidas e 42 vendidas completando a lista do top ten para o primeiro bimestre.
Vale notar que a Fat Boy tradicional não entrou na lista, mas está na marca de 40 unidades vendidas (29 produzidas); o início fraco da Sportster 48 (62 produzidas e apenas 25 vendidas) sendo inclusive alvo de promoção com juros de 0,99% junto com os lançamentos 2015 (Street Bob, Low Rider e Street Glide Special) e o fraco desempenho da Low Rider (34 produzidas e 17 vendidas) atrás da Heritage Classic (44 produzidas e 27 vendidas) e Deluxe (25 produzidas e 23 vendidas) que não contam com o apelo de ser novidade como a Low Rider.
As versões CVO da Ultra Limited e Street Glide já se encontram em produção (65 unidades da Ultra e 9 da Street Glide), mas ainda não chegaram nas revendas. É interessante que pela primeira vez a HDMC ultrapassa o "número mágico" de 30 unidades para as versões CVO, mostrando que o produto realmente premium tem mercado reprimido no Brasil.
Espero que a Low Rider se recupere: gosto do modelo, tem pouca coisa a ser feita na ergonomia, um design clássico muito interessante, mas infelizmente usa a motorização 96 ci, embora isso não tenha afetado as vendas da Breakout e Street Bob.
3 comentários:
Não vou afirmar que é o principal fator, mas o aumento do preço certamente está na lista dos fatores. Sem dúvidas isso pesa bastante, pois estava cogitando comprar uma nova Harley, mas com os aumentos acabei deixando para outro momento. E conheço ao menos mais 6 pessoas que também tiveram a mesma atitude.
Some-se a isso a manutenção do motor antigo e fica realmente complicado.
Acabei de postar sobre isso: acho que a demanda esfriou e a HDMC não vai conseguir controlar a demanda como vinha fazendo (diminuindo a produção) sob pena de sequer chegar perto dos números de 2011.
A prova disso é a promoção que entra agora no dia 26/03.
Vamos conferir então esse período de promoção. Quem sabe eu não pego minha Breakout?
Postar um comentário