Consegui conciliar datas para fazer uma viagem com mais três casais de amigos e voltei a Portugal.
Portugal é destino bem conhecido por ter ascendência portuguesa e é sempre uma viagem muito agradável.
Percorri pouco mais de 3000 kms revisitando cidades conhecidas e fazendo alguns percursos diferentes.
Boa comida, boas estradas e paisagens variadas são os atrativos de Portugal, que aliado à presença dos amigos fizeram com que essa tenha sido uma excelente viagem.
Para quem gosta de viajar de carro ou moto, a Europa é um destino mais interessante que os EUA pela oportunidade de fazer o percurso em estradas menores ou pelas auto estradas onde as médias são bem mais altas que nos EUA.
Infelizmente não se pode alugar HD em Portugal e as escolhas acabam sendo limitadas aos modelos da BMW. Nós fizemos a viagem de carro pois tanto eu quanto outro amigo temos casa e carro na terrinha (o que já deixa a viagem mais barata).
As locadoras de motocicleta em Portugal não oferecem modelos da HD em parte pelo mercado reduzido que a montadora tem no país. Com apenas três lojas (Faro, Lisboa e Porto) que vendem juntas pouco mais de 100 unidades por ano, o mercado custom é pequeno e tem pouca demanda.
Nesse passeio vi apenas uma Sportster nas ruas e várias BMW e Honda (sempre Big Trails), mostrando bem o mercado português.
O custo de vida ainda não é proibitivo para viajar: se gasolina e pedágios são caros, a comida e alojamento são bastante acessíveis.
O GPS se mostrou um acessório necessário: embora conheça bem as principais rotas, o GPS me levou por outros caminhos mais curtos e mais rápidos que os caminhos conhecidos.
E isso tudo sem a barreira da língua estrangeira. Recomendo visitar Portugal e ver as raízes da nossa terra brasilis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário