terça-feira, 5 de agosto de 2014

números brasileiros da HDMC para o primeiro semestre

Definitivamente a HDMC não vai atingir a meta de 10.000 unidades.

O primeiro semestre fechou com 4047 unidades fabricadas e 3556 unidades vendidas, incluídas 20 unidades da série especial Police da RK, 15 Breakout CVO e 6 Limited CVO, deixando um saldo entre produção e venda para 2014 de 532 unidades.

Se a HDMC reduzir o ritmo para desovar o estoque que já tem, podemos esperar que 2014 tenha uma queda na ordem de 20% em relação ao ano passado, retornando ao patamar de 2012. Resta saber como a matriz vai encarar essa desaceleração do mercado brasileiro.

Olhando os números do primeiro semestre noto que as dynas estão puxando os números para baixo, principalmente a Super Glide Custom (apenas 10 unidades produzidas e 39 unidades vendidas), e as softails vem sofrendo com os lançamentos da Sportster 48 e as Tourings Rushmore Project.

Os best sellers continuam sendo a Electra Limited com 617 unidades produzidas, a Sportster 1200 Custom com 401 unidades produzidas e a Sportster 48 com 389 unidades produzidas. A família VRSC mantém a aposta no mercado nacional com 733 unidades produzidas (Night Rod Special e Muscle) e as duas versões da Fat Boy (tradicional e Special) continuam com seu mercado tendo 522 unidades produzidas, do mesmo modo as duas versões da Sportster 883 (R e Iron) com 448 unidades vendidas.

Na ponta da venda a situação é um pouco diferente: as duas versões da Sportster 883 e a família VRSC tem 487 unidades vendidas, seguida pela Ultra Limited com 478 unidades vendidas, Sportster 48 com 410 unidades vendidas (21 unidades a mais do que as produzidas indicando que a produção de 2013 não havia sido anotada), as duas versões da Fat Boy com 380 unidades vendidas, fechando com a Sportster 1200 com 369 unidades vendidas.

O saldo entre unidades produzidas e unidades vendidas dos best sellers fazem estimar uma diminuição do ritmo de produção da Limited (saldo de 139 unidades), VRSC (saldo de 246 unidades) e Fat Boy (saldo de 142 unidades) e um reforço na produção das Sportster, tanto as 883 quanto a 48, já que o saldo está negativo em 2014.

Até o momento, o grande mico fica com a família Dyna, mas tradicionalmente a HDMC reforça a produção da família no segundo semestre.

A HDMC mostra poucas novidades no mercado americano e ainda não se falou sobre o catálogo 2015 para o Brasil, mas continuo achando que a aposta principal deve ser na entrada de novos modelos para tentar reverter ou diminuir a queda dos números de 2014.

A família Dyna tem modelos com potencial como a Low Rider e a Wide Glide que podem tranquilamente entrar no lugar da Super Glide Custom, e do mesmo modo na família Softail o sucesso de vendas da Breakout CVO mostra espaço para entrada da Breakout e a Slim seria uma excelente opção para substituir a Deluxe, um modelo com tradicional baixa procura, deixando o nicho "clássico" para a Heritage.

É esperar para ver se melhora.


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