Eu uso dois capacetes em uso normal: um aberto Shark SK1 para uso diário em circuito urbano e um fechado AGV GP PRO de fibra de carbono, capacete de rua completamente desenvolvido nos circuitos de moto GP, para uso em estrada.
Sempre que viajava e ficava fora procurava levar os dois capacetes para ter conforto na cidade que me dirigia e maior segurança na estrada e nessa rotina sempre se perde espaço em bagagens.
Por conta disso estava a procura de um capacete mais versátil. Minha escolha era o Shark Evoline, mas sempre o achei pesado para uso diário e adiava a compra, mantendo o esquema já tradicional de dois capacetes.
Agora encontrei uma nova concepção: um capacete fechado que se transforma em aberto com a retirada de peças do casco. Essa concepção tem dois bons representantes: o Schuberth J1 e o Nolan N43 Air. Nenhum dos dois modelos tem certificação do INMETRO, mas atendem as certificações DOT americanas e ECC-2 européia, bem mais rigorosas.
Minha escolha recaiu pelo Nolan por critérios estéticos: achei a solução dada à queixeira pela Nolan mais aceitável do que a solução do aro de carbono que a Schuberth usou como queixeira.
Essa concepção de modelo de capacete prevê a mudança do capacete integral fechado com viseira integral em um capacete 3/4 com ou sem queixeira e com ou sem viseira integral com mero apertar de botões e aperto de parafuso.
O Nolan N43 tem aberturas para ventilação no topo (versão européia) e em cima da viseira (versão européia e americana), viseira interna escura e viseira externa removível transparente, queixeira removível, forro lavável, previsão para os intercoms N-Com e uma pala extra para substituir a viseira externa.
Escolhi a versão européia devido a presença da ventilação no topo do capacete e encomendei o capacete na FC-Moto, loja de equipamentos esportivos alemã com boa política de preço e entrega em todo o mundo via DHL.
Compra feita através da internet (www.fc-moto.de), com preço de 170 euros com desconto de VAT (icms europeu) e frete de 14 euros incluso. Note que o frete é barato em relação aos fretes pagos nos produtos que importo normalmente dos EUA via USPS (o correio normal americano).
Tive um problema por conta da cor escolhida (não tinham em estoque e a Nolan, fábrica italiana, não entregou o capacete na cor e tamanho pedidos) e tive que trocar de cor. Compra acertada e paga via cartão de crédito (debitado somente após o despacho do capacete) e o capacete foi entregue em minha casa em dez dias. Esperava cobrança de II pela DHL como courier e importador autorizado, mas não houve essa exigência e na conversão o capacete custou R$ 420,00.
Estou usando o capacete há cerca de uma semana e já fiz uso na versão fechada (boa vedação acústica e leve mesmo no uso urbano e a queixeira na altura do queixo ao invés do nariz garante boa visão lateral), na versão sem queixeira e com viseira (sem grande variação para a versão fechada, apenas um pouco menos eficiência na vedação acústica) e ultimamente venho usando na versão sem queixeira e sem viseira externa, com a pala no lugar da viseira externa e óculos de proteção (utilizo a viseira interna quando a velocidade incomoda) com a mesma eficiência da versão com viseira, apenas um pouco mais de barulho do vento por falta da viseira.
O capacete vem atendendo em todas as situações e para uma viagem mais longa basta colocar a queixeira e viseira externa para estar com o capacete fechado.
Bom preço, muito versátil e com excelente nível de segurança (conforme testes realizados na Europa), o Nolan N43 é uma opção para quem anda procurando uma cabeça nova.
Sei que muitos preferem os capacetes old school do Joe King, mas o casco fino e a péssima vedação acústica desses modelos não são compatíveis com as necessidades de uma pilotagem segura. Para quem argumenta em favor desses capacetes (muito usados ultimamente) sobre o peso pena e a grande visão lateral, posso dizer que o N43 não deve nada a eles nesses quesitos: leve (cerca de 1kg) e com visão lateral de um capacete aberto, mesmo na versão integral, o N43 mostra ser uma opção melhor em termos de segurança.
As cores sólidas do N43 podem ser tão bem customizadas quanto os capacetes Joe King.
15 comentários:
Sou leitor do seu blog
Gostaria de saber se existe algum problema em usar capacete importado
aqui no Brasil
Obrigado
Wolfmann,
Eu uso um Shark Evoline desde Agosto de 2009. Inclusive levei o Evoline para os EUA e usei durante minha viagem de New York a Los Angeles, em Julho. O Shark demonstrou ser muito efetivo e muito bem ventilado, o que foi uma dádiva, dado ao calor intenso que passamos nos desertos (sempre acima dos 45 graus). O peso não me incomodou. Tenho também um Nolan, mas me incomoda a distância entre o queixo e a queixeira, pois uso sempre o intercomunicador da minha Ultra Glide e o espaço é muito pequeno para o microfone. Outro incômodo do Nolan é o embaçamento da viseira, durante o inverno aqui no Sul. Espero que o modelo N43 tenha corrigido estes problemas.
Luciano, o problema em usar um capacete importado é se ele não tiver o selo de conformidade do INMETRO.
Muitos modelos importados já tem esse selo e se você comprar um desses modelos, como o Shark Evoline, poderá acessar o site do INMETRO e imprimir o laudo e certificado de conformidade para apresentar em caso de problema de fiscalização.
Além disso, será preciso colar os adesivos reflexivos exigidos no Brasil.
O uso de um modelo não certificado é sempre um risco em uma abordagem da fiscalização, mas vale a conversa com o fiscal.
As normas européias e americanas são bem mais rigorosas que a norma brasileira e normalmente esse argumento é válido para o fiscal.
Afinal de contas, todos tem bom senso, vale sempre apelar para que a autoridade o utilize.
Roque, o Nolan N43 tem um sistema de intercon (N-Com) já desenhado para ele, mas acredito que você não tenha problema com o intercom da HD.
Quanto ao embaçamento, posso te dizer que o N-43 embaça um pouco (basicamente na parte baixa da viseira sem chegar até a boca do piloto) quando estou parado no sinal de trânsito, mas basta me movimentar que a ventilação funciona e limpa rapidamente a viseira.
Wolf,
Qual e sua opiniao sobre os capacetes da HD?
Ja usou? conhece alguem que usa?
sds
Nunca usei um capacete HD, mas tenho vários amigos que os usam.
Normalmente usam o modelo cocão (modelo que chamam de Half) por serem os mais característicos.
Esses modelos são confortáveis, mas não representam ganho em termos de segurança. Temos em policarbonato, fiberglass e fibra de carbono. Quem os usa diz que não balançam na cabeça, desde que esteja devidamente apertado.
Na minha opinião, se for para usar um cocão, prefiro usar o coquinho vagabundo porque apresenta o mesmo tipo de proteção.
Os demais capacetes HDs não apresentam grandes diferenciais em relação às marcas mais conceituadas como AGV, Shoei, Shark, Nolan ou Schuberth e os preços são bem salgados por conta da marca HD.
Na realidade eles sequer são fabricados pela HD, mas sim entregues a empresas terceirizadas que vencem licitação. Os últimos vem sendo feitos pela HJC.
Wolfmann,
Obrigado pelo seu 'parecer'. Já fiz a encomenda do meu.
Só uma pergunta, vc comprou seu número mesmo ou um pouco maior?
Um abraço e parabens pelo Blog.
Mateus comprei o meu seguindo o tamanho do meu capacete fechado.
Se você retirar a queixeira, o N43 fica um pouco mais largo (normalmente o capacete aberto é um número menor que o capacete fechado e comprovei isso com o N43 nas duas versões), mas para resolver isso normalmente uso um knit ou uma bandana na cabeça e o capacete fica muito bom.
Boa noite amigo,
Ontem comprei no site fc-moto uma bota sidi vortice air, pois o preço é convidativo demais, mas agora estou com medo de que quando chegar na DHL terei que pagar impostos de importação e taxas.Mas pelo que voce disse , seu capacete chegou em casa sem custo nenhum. Será que isso ocorre sempre? Sabe se alguem tambem não teve custo?
Obrigado
Perez, acaba de chegar os intercomunicadores para os Nolan de um amigo do HOG RJ, também comprados na FC-Moto.
Como o meu capacete, os comunicadores também chegaram sem qualquer tributação.
Espero que isso continue no mesmo padrão e suas botas também cheguem sem tributação.
Necessito uma informação quanto a compra de capacete Nolan N43 Air. Seguinte: Como não disponho de um cartão de credito internacional, fiz um pedido com um cartão Master Card de um amigo(devidamente autorizado) - cocm endereço da remessa da fatura para o titular e meu endereço para entrega, ambos na mesma cidade. Acontece que a compra não foi despachada sobre o argumento de que necessitaria de uma código de autorização especial. A administração do cartão informou que desconhecia e que a compra poderia ser efetivada, depeendendo do vendedor. Os senhores sabem que código é esse?
Não tenho idéia sobre que código possa ser esse. Te recomendo trocar e-mails com o vendedor a fim de ter mais detalhes porque essa deve ser uma burocracia interna do vendedor que não quer entregar em endereço diferente do endereço de cobrança.
Tentarei comprar novamente.
Quanto ao código o banco da conta do cartão era que teria de fornecer, complicado.
Muito obrigado pela resposta.
Comprei um deste na Alemanha também, minha única preocupação é o Selo. Já foi parado com ele pelas estradas? Se sim qual foi o procedimento da autoridade?
Já fui parado duas vezes para verificação de documentos. A PRF não se preocupou em verificar se o capacete estava ou não selado, apenas fiscalização de rotina.
Postar um comentário