quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

F T D

Há cerca de oito meses começava um movimento de repúdio a algumas práticas corriqueiras praticadas pelo revendedor autorizado HD no Brasil.

Esse movimento chegou a via judicial, com a abertura de inquérito pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul.

Este inquérito teve como desfecho a assinatura de um Termo de Ajuste de Conduta, confirmado pelo promotor público Rossano Biazus, pelo revendedor autorizado se comprometendo a cumprir os prazos pactuados com os consumidores e cumprimento dos deveres oriundos da garantia dos veículos novos.

Além disso, o movimento começa a fazer ruído na matriz e já começam a ser vistas algumas mudanças nas lojas HDs, antes confundidas com o revendedor autorizado que representa outras marcas além da HD.

Hoje a marca HD está com local exclusivo, os sites Hd Brasil e Imocx estão sendo remodelados e até os uniformes dos vendedores, antes associados ao IMOCX/Finasa, foram liberados e agora os vemos com camisas e camisetas HD (sem nenhuma associação com o revendedor autorizado).

A marola cresceu tanto que a loja HD RJ foi visitada durante o carnaval por representantes da matriz.

No Fórum HD (www.forumhd.com.br) foi divulgado o e-mail do responsável pela HD na América do Sul e para quem quiser reclamar (em inglês) o endereço eletrônico é enrique.breceda@harley-davidson.com

Acho que cabe aos consumidores assumir uma postura mais forte para evitar que as práticas comuns de esperas longas por ítens de garantia que chegam a deixar motocicletas na oficina por mais de trinta dias, falta de peças e demora na entrega, sem falar na ciranda financeira que impede o emplacamento das motos zeros.

Reclamar é necessário. As leis existem para proteger o lado fraco na relação de consumo, que é o caso do consumidor, mas para que sejam aplicadas é preciso provocar a justiça, assim como a matriz HD que vem tendo sua imagem depreciada no Brasil.

Nenhum comentário: