Existe um mercado de HD usadas ou, como gostam de chamá-las, semi-novas?
A estratégia de preços do Grupo Izzo não privilegia muito o mercado de usadas no Brasil. Além da dificuldade de negociar a moto usada para a compra de uma nova na autorizada, os preços das motos novas estão cada vez mais próximos dos preços das motos usadas.
Veja a situação de quem comprou uma Road King em 2003. A moto nova custou R$ 68.000,00 em 2003, você rodou cinco anos e hoje gostaria de trocar a sua moto por uma nova. Chega na loja e pergunta o preço: R$ 57.000,00! Você tenta fazer negócio e informam que o Grupo Izzo não tem caixa para pagar motos usadas. Você coloca sua moto à venda de forma particular e imagina que possa conseguir R$ 35.000,00.
Errou! As tabelas de usadas dizem que sua moto vale R$ 38.000,00, mas a prática diz que você pode comprar uma Road King zero quilometro por R$ 28.500,00 e financiar o saldo em 24 vezes sem juros. Você vai pensar em comprar uma usada por esse preço?
Se extrapolarmos esse raciocínio para motos ainda mais novas como as softail até 2006, com os motores 88B, que custaram praticamente a mesma coisa que custam as novas 2008 com motores 96B e cambio de seis marchas, você vai constatar que não vai conseguir vender a moto exceto por preços muito menores do que as tabelas mostram.
Existem rumores de que o Grupo Izzo, com a entrada do novo sócio, começa a pensar em fortalecer o mercado de usadas. Isso começaria a partir de uma mudança na estratégia de vendas, passando a aceitar a usada como parte do pagamento, mas enquanto existir a parceria com o Finasa acho muito difícil disso ocorrer.
Ainda bem que a Harley Davidson é uma moto para você usar durante gerações porque esse mercado de usadas é apenas um incentivo a manter minha Fat Boy por muito tempo.
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