domingo, 15 de novembro de 2020

como anda o mercado de HD usadas?

Um dos efeitos do Rewire nos EUA foi a subida do preço das usadas para diminuir a diferença para as motos zero e a HDMC usou sua rede de revendedores para isso, incentivando os dealers a fazerem um estoque de usadas e regulando a demanda.

Aqui no Brasil houve movimento semelhante. Eu recebi e-mail de dealers querendo comprar minha RKS e acredito que outros proprietários foram alvo da mesma investida.

Mas essa busca por aumentar o estoque de usadas visou motos com até 5 anos. Motos mais antigas só interessavam para troca e acredito que aqui no Brasil a estratégia foi a mesma.

Aumento na tabela de motos zeros e as motos usadas mais novas nas mãos dos revendedores gera uma escassez de oferta de motos mais procuradas e faz a procura por motos com mais idade aumentar.

O reflexo disso nos preços deveria ser um aumento nos preços das motos usadas, mas eu não vi isso.

Com a venda da RKS e os aumentos nas tabelas me fizeram prestar mais atenção no mercado de usadas já que esse pode ser o caminho para voltar a comprar uma HD no futuro próximo, e não tenho visto grande valorização no mercado de usadas.

Existem anúncios bem caros, mas vejo que esses anúncios ficam por bastante tempo. Já as motos com preço mais dentro da realidade estão vendendo rapidamente.

A COVID vem trazendo boas oportunidades para quem está com dinheiro na mão pois existem vários proprietários que enfrentam dificuldades financeiras e colocam a venda o que tem na mão. Problema vem sendo encontrar compradores com dinheiro na mão porque também falta para eles.

O que vem sendo a válvula de escape é a facilidade de crédito: com juros baixos e muitas vezes sem entrada, o carnê vem sendo a solução para quem quer comprar uma HD, seja zero ou usada, mas esse tipo de venda é restrito aos comerciantes. O vendedor particular não financia.

Resumo da ópera é o mesmo: se tiver dinheiro na mão consegue fazer um bom negócio e se quiser comprar uma moto zero vale a pena fazer as contas por um bom financiamento e manter o dinheiro nas aplicações para uma eventualidade.

2 comentários:

luc savi disse...

Salve,grande lobo. Meu velho, acabei de pegar uma ultra 2019, com mais um ano de garantia. Fui surpreendido ontem com a notícia do fechamento da New Road HD em 15 de janeiro. Com ela, a explicação de que voltaremos aos tempos de importadores no eixo Rio/SP, com valores elevadíssimos. Fico apreensivo, pois até 2013, eram raras nas ruas. Comecei de Fat Bob em 2016(aliás, graças a muitas dúvidas esclarecidas aqui, algumas respondidas por vc já como proprietário), ultra 2017 ano passado e outra esse ano. Pelo visto, ficarei com essa até ser levado a sepultura, kkkkkk. Forte Abraço, meu Velho.

wolfmann disse...

A questão da garantia será uma incógnita.

Entendo que a HDMC Brasil deverá credenciar uma oficina especializada para realizar as manutenções e prestar garantia em Fortaleza com o fechamento da New Road porque os serviços a serem prestados em garantia (análise e troca de peças defeituosas) devem ser feitos por representante da fábrica por força de lei.

A HDMC Brasil pode até mesmo celebrar contrato com a New Road para ser oficina credenciada, deixando apenas de vender produtos HD para prestar serviços aos proprietários e servir como intermediária no processo de garantia.

Para peças e acessórios já temos uma vasta rede de after market no Brasil, acredito que não terá problemas em manter a sua Ultra, assim como acredito que os mecânicos da New Road tenham recebido treinamento suficiente para continuar prestando serviço de manutenção em oficinas independentes.

A troca da Ultra é que ficou mais complicada porque para comprar uma zero vai precisar comprar no escuro e pagar frete para mandar para Fortaleza e o mercado de usadas deve ser pequeno em Fortaleza.

Vamos esperar porque até mesmo aqui no Rio já começou a temporada de reclamações e críticas, chegando mesmo a divulgar que o dealer carioca pensa em fechar se a situação não mudar.

É hora de exercitar a paciência.

Abraço