Dan Morel postou ainda há pouco em seu blog e no site Minuto Motor sobre o novo modelo apresentado no Dealers Convention, antes mesmo do site HD USA publicar o novo catálogo: Softail Low Rider S.
A Low Rider S tem acabamento dark e motor 114. Quem quiser saber mais leia aqui.
Já o catálogo HD USA pode ser acessado no site HD (veja aqui).
O rumor sobre um novo quadro monochoque para as Tourings e a aposentadoria do M8 107ci não se confirmaram.
A LiveWire entra no catálogo oficialmente (já podia ser encomendada antes) e tem preço a partir de U$ 29.799.
A família Street segue sem alterações (Street 500, Street 750 e Street Rod
A família Sportster encolheu, mas se mantém viva, agora com os modelos Iron 883 (único modelo a usar o Evolution 883), Iron 1200, Forty-Eight e Roadster.
A família Softail cresceu com a chegada da Low Rider S e ficou assim, com motorização M8 107ci: DeLuxe, Sport Glide, Slim, Low Rider, Street Bob; com motorização M8 114ci: Low Rider S, Fat Bob, Breakout, Fat Boy e FXDR. A Heritage Classic é a única a receber as duas motorizações tendo a Heritage Classic M8 107ci acabamento cromado e a Heritage Classic M8 114ci acabamento dark.
A família Touring acaba com a denominação Ultra para a Road Glide, passando a usar a denominação Limited e terá modelos standard usando o M8 107ci (Road King, Road Glide, Electra Glide e Street Glide) e os modelos Special (Road King, Road Glide e Street Glide) e Limited (Road Glide e Ultra) usando o M8 114ci.
A família Trike segue sem modificações com os modelos FreeWheller e Tri Glide Ultra, ambos com motor M8 114ci, mas a família CVO substitui a Road Glide pela Tri Glide, todos motorizados com o M8 117ci.
Também foram apresentados os protótipos Adventure Touring (que começou sendo chamado de Pan America) e o Streetfighter.
2 comentários:
Oi, prezado Wolf. Vi seu blog num comentário de um fórum do Motonline. Sou proprietário de uma Yamaha Virago 535, e já tive uma virago 250 e outra 1100. Estou assuntando subir pra uma HD, por sugestão de uma colega.
Estou inclinado a começar a pesquisar por uma HD, por conta disso, mas não a Sportster. Embora bonita, parece dura e minha garupa vai sofrer. Incluiria também a relação custo benefício na pesquista. Hoje, mesmo mais cilindradas, é possível encontrar FAT BOYs mais baratas que a Dyna. Outra que estou pesquisando é a XL 1200 custom, com tanque maior e ciclística diferente. O que chegou ao Brasil em 2011/2. A proposta é uso misto, cidade e estrada, viagens inferiores a 500 km (com garupa) até 1000 km (solo). O que acha?
Em 2006 fiz esse caminho: saí de uma Dragstar, tendo vindo de uma Vulcan 800 e passado por vários modelos speed e trail.
Peguei uma Fat Boy que foi minha companheira por 10 anos, a estória dela está aqui no Blog.
Não quis começar pelas Sportster porque elas exigem um proprietário do tipo ame ou deixe. Explico: são muitas características que precisam ser modificadas em nome do conforto e ergonomia: suspensões muito ruins, um assento muito duro, pouco espaço para a garupa entre outros pepinos a serem resolvidos. A XL1200 faz parte da família e tem os mesmos problemas a serem resolvidos.
Dê preferência às Softail (FX, Deluxe, Heritage e Fat Boy): são mais confortáveis e na pior das hipóteses você vai ajustar a inclinação do guidão ou colocar um riser para se sentir ajustado. Eu começaria pelas Deluxe, mas as Fat Boys são boa escolha também.
Sobre as Dynas, o motor montado em coxim transmite muita vibração e a solução passa pela instalação de um acessório (True Track) caro.
Eu sei que o tamanho e peso de uma Softail pode assustar no início, mas é questão de costume para estar trafegando no corredor como trafega com sua Virago.
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