quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

regulador de voltagem nas Touring M8: defeito recorrente?

O possível defeito no regulador da RK foi algo que não esperava, mesmo com os sintomas iniciais que se apresentaram no mês passado.
O sistema elétrico da M8 se mostrou confiável, com a bateria mantendo carga mesmo com períodos mais longos sem uso, e por isso preferi esperar antes de acionar a garantia.

Na semana passada já houve uma ocorrência de defeito semelhante e existe um relato de problema sério com o regulador de voltagem (trocaram a peça 4 vezes) com o Rigoldi, do Fórum Harley.

Na Rio HD é mantido um estoque "generoso" de reguladores de voltagem, o que mostra que a peça tem sido um calo na manutenção.

Por conta disso fui pesquisar na web e achei vários relatos de problemas em fóruns americanos relatando esse problema em Tourings M8 2017/2018 earlier (primeiro semestre) dando a entender que alguma coisa foi modificada nos reguladores.

Conversando com o Rigoldi em um grupo de WhatsApp, ele passou a informação que os reguladores passaram por modificação após agosto/2018.

Eu vou conversar na oficina para tentar saber se esse regulador já é do lote pós agosto/2018, mas já fica o alerta para quem passar pelo problema.

Um comentário:

Anônimo disse...

Wolfmann, havia escrito um relato no seu outro post mas travou na hora de enviar. Aqueles erros que vc reportou apareceram na minha fat 11/11 nas duas vezes que o regulador foi embora. As duas vezes que troquei foi refeito com pessoas conhecidas no mundo Harley, sendo que 1 queimou e outro ainda está na moto. Por enquanto tudo ok. Ainda não relatei detalhadamente no fórum, mas observei que o primeiro que troquei não estava aterrado. Acredito que em um momento de pico no estator ou regulador, o excesso não foi encaminhado para o terra da moto, mas ficou no próprio regulador que não deu conta e queimou. O atual está aterrado e e acho que isto irá fazer diferença. No site da Cycle Eletric eles comentam que os reguladores deles tem circuitos que lidam com este excesso de carga que acontece, não enviando ao terra da moto e que isto seria um grande benefício. Não sei se isto tem algo relacionado com os M8, mas foi o que pensei imediatamente. Uma sobrecarga natural do sistema que não está devidamente aterrada ou dissipada. Só um. BrainStorm. maxbqi