Um dos assuntos que movimentou a semana da HDMC foi a multa de 12 milhões aplicada pelas Agencias Ambientais americanas por conta da emissão de gases.
Todos sabem que os motores Twin Cam vem crescendo para que a HDMC possa "esganá-los" a fim de manter o torque e a potência com os limites cada vez mais rigorosos para emissão de gases.
Com tudo isso, a maioria dos harleyros acaba modificando a regulagem original para deixar o motor mais livre (e poluindo mais por conseqüência). São enriquecedores de mistura e interfaces de programação que são vendidas por fabricantes after market e pela própria HDMC através da divisão Screamin Eagle.
Com a advertência que o equipamento só deve ser usado com a finalidade de competição, milhares de dispositivos são vendidos todos os anos com a intenção de deixar os motores HDMC como foram projetados: consumindo mais combustível, dissipando menos calor e emitindo gases acima do permitido.
Por tudo isso, a HDMC foi multada e tem o dever de recompra dos dispositivos ainda existentes no mercado para destruí-los, além do compromisso de evitar essa prática no futuro.
Wilson Roque postou sobre o assunto e você pode ler aqui.
O que ninguém fala, mas deixou algumas preocupações junto aos proprietários era perder a possibilidade de preparar o motor como sempre foi feito, uma vez que a HDMC poderia fechar sua programação, não permitindo acertos mais livres.
Só que a HDMC soltou uma nova atualização do software do SESPT demonstrando que manterá a programação aberta, apenas não mais vendendo a interface completa (a interface SEPST continuará sendo vendida), deixando aberta a possibilidade para o uso do Master Tune, Power Vision, Fuel Pack entre outros.
Não fosse assim, as possibilidades de preparação ficariam restritas ao Thunder Max, que substitui a ECU original por outra de programação aberta.
Paulo Henn, postou sobre isso no Blog da Garagem Henn e você pode ler aqui
Paulo Henn, postou sobre isso no Blog da Garagem Henn e você pode ler aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário