terça-feira, 8 de dezembro de 2015

fim de vida do AGV GP Tech

Depois de 4 anos de uso, estou aposentando o GP Tech. 

Esse casco teve origem nas pistas de moto GP e foi o sucessor do GP Pro (que usei por outros quatro anos).

Fora de linha desde o ano passado com a chegada do AGV Pista GP, foi chegando do fim da vida sem ficar largo ou desconfortável. A causa da aposentadoria foi o desgaste do forro que está se desfazendo.

Tive a oportunidade de experimentar o sucessor dele e não gostei: embora o Pista tenha um bom campo de visão, o formato do casco foi pensado para uso em alta velocidade, quando o piloto fica praticamente deitado no tanque.

Para o uso em posição custom, o capacete traz o casco na linha do queixo muito para baixo e acaba incomodando.

Opções para a substituição não faltam já que o casco tricomposto (kevlar/carbono/fibra) estão mais populares, eu particularmente gosto muito do AGV T2, uma evolução do Ti Tech, mas também já está ultrapassado e prestes a sair de linha de produção.

Opção de qualidade ainda são os capacetes da Shark, que tem vários modelos com casco tricomposto (meu preferido é o Race).

O grande inconveniente em todas as opções de cascos mais nobres é o formato do casco, que da mesma forma que o AGV Pista, tem sido pensados para uso em motos esportivas.

O N-44 já está completando um ano e tem se mostrado mais resistente que o irmão N-43 que laceou rapidamente, terei tempo para procurar um casco feito com materiais nobres e que me agrade.


4 comentários:

drpj disse...

Velhinho, duas dúvidas:

1. Trocando a forração não resolve tua vida? capacetes primeira linha tem 5 anos de garantia ou lifetime alguns.

2. O que faz com os cascos velhos? doa?

Abs

wolfmann disse...

PJ, eu não acho interessante investir em um capacete antigo, já usava basicamente no inverno e quando pegava estrada, e já tenho um substituto (o N-44), melhor descartar.

Todos os meus capacetes velhos foram doados, com exceção do N-43 que deixei no armário em Milwaukee para abrir espaço na mala.

Esse GP-Tech está na cabeça de um dos porteiros do meu prédio que pega a Dutra diariamente com uma 300 da Honda indo e voltando para casa.

Rômulo (joe danger) disse...

Nobre Wolfmann
Já experimentou o star carbon da Bell?
Eu tenho o gptech também e achei o star muito, mas muiiiito melhor. Bem mais confortável de se viajar. Parece mais pensando para nossa posição de pilotagem. Eu recomendo
Grande abraço

wolfmann disse...

Ainda não. Vou procurar aqui no Rio quem tenha o modelo para venda.