quarta-feira, 15 de julho de 2015

ABRACICLO publica números referentes ao primeiro semestre

No início do mês, o Wilson Roque já abordou os números da HDMC, mostrando que o ano vai bem longe das metas planejadas (http://wilsonroque.blogspot.com.br/2015/07/harley-davidson-brasil-fazendo-um-bom.html).

As seguidas promoções mostram o esforço para diminuir o mau desempenho das vendas no início do ano e se traduzem em 3611 unidades produzidas e 3289 unidades vendidas, projetando 7200 unidades produzidas e 6600 unidades vendidas para 2015.

Esses resultados já mostram um aumento nas vendas projetadas a partir dos números do primeiro trimestre (http://wolfmann-hd.blogspot.com.br/2015/04/numeros-abraciclo-para-o-primeiro.html) chegando perto dos melhores números da marca desde que assumiu a operação no Brasil (foram 7377 unidades e 7416 unidades vendidas em 2012).

O top ten do momento traz a Iron com 516 unidades vendidas, Breakout com 315, Sportster 1200 Custom e Limited com 311, Fat Boy Special com 252, Sportster 48 com 224, Fat Boy e Heritage com 166, Dyna Street Bob com 144, e Dyna Fat Bob com 137.

A Família VRSC parece estar perdendo folego no Brasil: com 230 unidades vendidas (129 na versão Night Rod e 101 na versão Muscle), ficaria apenas em sexto lugar no top ten e consideradas em separado ficaram de fora do top ten.

A Dyna Low Rider confirma a posição de mico do ano, com apenas 52 unidades vendidas nos primeiros seis meses do ano. Não acho que vá emplacar 2015 se houver necessidade de abrir espaço na linha de produção, o que será uma pena porque acho esse modelo muito interessante em termos de ergonomia.

E as clássicas continuam com seu público cativo: Softail Deluxe e Road King Classic mantém uma venda constante ao longo de todo o primeiro semestre, com números bem próximos dos últimos colocados no top ten atual: a Deluxe vendeu 124 unidades e a Road King 135.

A Street Glide Special perdeu folego com a chegada da versão CVO, vendendo menos da metade da média nos 4 primeiros meses, o modelo contabiliza 100 unidades vendidas no primeiro semestre.

A Street Glide CVO vendeu apenas 13 unidades em Maio e Junho que agregados aos números da versão standard, deixariam a Street Glide dentro da média mensal de 18 unidades.

A ressurreição da Road King Police mostra que o modelo continua com excelente aceitação no Brasil: todas as motos que foram oferecidas tiveram rápida saída, mesmo não sendo um modelo com a mais recente tecnologia empregada no Rushmore Project.

As versões CVO mostram um detalhe interessante: a Breakout, mesmo fora do catálogo 2015, vendeu o excedente de 2014 em Março e Abril, e consegue números melhores que os dois modelos do catálogo 2015: tem 29 unidades vendidas contra 22 da Limted e 13 da CVO.

Apesar da aproximação do Dealer´s Convention 2015 em Agosto, onde será apresentado o catálogo 2016 da HDMC para o mercado, por aqui só devemos ter novidades no Salão Duas Rodas que acontece em Outubro.

Até lá a HDMC deve manter o mercado se movimentando com os eventos life style nos dealers e as promoções de juros baixos para modelos que precisem melhorar as vendas. Depois da apresentação do catálogo 2016, o mercado se movimentará pela espera dos novos modelos.


Nenhum comentário: