Troquei o meu painel de instrumentos original por um usado que, apesar de ser vendido como sendo um painel para motos anteriores à 2006, constatei ser de uma moto mais nova pelas informações que foram aparecendo assim que comecei a usá-lo, provavelmente o velocímetro foi de uma moto 2011 ou mais nova (http://wolfmann-hd.blogspot.com.br/2015/04/novo-painel-de-instrumentos.html).
Dentro do uso faltou apenas constatar ou não se a luz espia da reserva iria funcionar e, infelizmente para um melhor uso, não funcionou.
Apesar do relógio que passou a ser exibido no odômetro, esse painel parece ser totalmente dependente das funções que a ECU comanda, passando a mensagens de check e erro através de luzes espia que a minha ECU não controla (security system, ABS) e deixando de mostrar mensagens que antes eram controladas por sensores sem passar pela ECU, como é o caso da reserva.
A ECU dos TC96 tem uma eletrônica mais sofisticada, controlando a autonomia da motocicleta e enviando o alerta de reserva, coisa que antes era feita diretamente pela boia do tanque.
Dá para usar o novo velocímetro? Com certeza, basta se adaptar à ele, como é caso de somar a quilometragem feita com o antigo, e no caso da reserva, usar o mostrador (que na minha moto nunca teve problema e sempre se mostrou confiável) e a quilometragem percorrida usando um dos dois contadores disponíveis no odômetro.
Fica apenas o registro para quem quer trocar o velocímetro original por um combinado do catálogo HD ou mesmo um after market Kuryakin ou Drag Specialites: tenha o cuidado de compatibilizar a sua moto ao velocímetro escolhido para não perder funções ou ter mensagens de erros não existentes.
Os TC96 trazem avanços na eletrônica, e a partir da adoção do CAN BUS ainda maiores, que podem não ser suportados por acessórios sem a devida compatibilidade forçando ao uso de adaptadores ou abandono de funções antes suportadas.
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