quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

primeiras impressões de uso do N-44


Usando o N-44 com mais regularidade, tanto na cidade quanto na estrada (apenas uma vez no último fm de semana) já dá para perceber que o capacete melhorou em relação ao antecessor: esse está melhor para montar/desmontar e a ventilação interna está com mais entradas melhorando o conforto.

A versão Jet com pala e sem viseira está melhor: a pala é maior e protege mais do sol direto que o anterior. Infelizmente  não dá para usar pala em conjunto com a viseira integral por estar no mesmo encaixe, do mesmo modo que o N-43. Precisa dos goggles para usar a pala, embora sempre dê para argumentar com a viseira interna (que cobre melhor os olhos que a anterior).

O forro também está mais confortável, mas isso pode ser efeito "novo" por estar mais justo.

Na comparação com o Zeus 611 (um modelo nacional que vi anunciado na web), o N-44  tem uma viseira maior e parece que a queixeira atrapalha menos a visão lateral, mas não estive com o Zeus na mão para ter certeza.

Comparando com o AGV Blade, o casco do N-44 cobre mais a cabeça, deixando a nuca mais protegida. Eu prefiro por sentir a cabeça mais bem encaixada.

Para quem acha que a queixeira removível é frágil, o encaixe do N-44 é melhor que o do N-43 e parece mais resistente que as queixeiras dos articulados a venda.

O sistema modular da Nolan só perde para o Evoline em termos de praticidade porque precisa guardar as peças fora de uso para montar/desmontar o capacete, mas é bem mais leve.

A versão integral também me agrada. Embora seja mais pesado que o AGV GP Tech (cerca de 200g) não cansa, pelo menos no passeio curto que fiz no fim de semana. O bom tamanho da viseira e a queixeira bem projetada não prejudicam a visão lateral, tendo um campo de visão melhor que o GP Tech.

É bem ventilado, contando com entradas laterais e central maiores e a viseira interna escura está melhor: está baixando mais e cobre melhor os olhos. Não vi distorções com o uso das viseiras em conjunto e em um dia muito ensolarado recomendo o uso de óculo escuros por baixo da viseira interna porque a lente escura da viseira interna ameniza, mas o brilho intenso ainda incomoda, mesmo com a viseira baixa.

O capacete se mostro bem silencioso: na versão Jet o vento só começa a zumbir acima de 80 km/h e na versão integral não escutei o zumbido antes dos 140 km/h.

Esse capacete tem ainda mais uma versão: com queixeira e pala, lembrando muito os capacetes para off road. Usei essa versão também, mas não vi muito sentido em manter a queixeira em conjunto com a  pala, me agrada mais sem ela, mas o uso da queixeira sem a viseira não atrapalha, pelo contrário: protege o queixo em caso de queda.

Do mesmo modo é possível usar o capacete apenas com a viseira externa, sem pala ou queixeira, mas do mesmo modo que o uso com pala e sem viseira não me agradou, o uso do capacete somente com a viseira não me agrada.

O casco não tem formato old school e usar apenas com viseira não traz "estilo" e deixa o queixo sem proteção.

Finalizando: estou satisfeito e já tenho as minhas duas versões preferidas: Jet (apenas com a pala) para uso urbano e Integral (viseira externa e queixeira) para uso na estrada.

Comparando custos, o N-44 custou R$1150,00 e um AGV Blade para uso urbano mais o AGV GP Tech para uso na estrada ultrapassam os R$4000,00, para comparar com os modelos que tenho.

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