Tal como o anterior, o N-44 é modular podendo ser usado com ou sem queixeira, viseira e pala, se transformando de um capacete fechado Full em um capacete aberto Jet rapidamente, facilitando o uso tanto no inverno quanto no verão carioca, lembrando sempre que a configuração Jet exige o uso de goggles.
Esse modelo, como o anterior, conta com uma viseira interna escura para o sol, pode receber o sistema N-com da Nolan e teve a ventilação aprimorada, assim como o sistema para retirar viseira/pala (agora com engate rápido ao invés da trava rosqueada). A viseira tem campo de visão tão bom quanto o N-43, o que vai permitir usar o capacete com a queixeira na cidade sem perder a visão lateral como acontece na maioria dos capacetes fechados.
A cinta jugular também foi modificada, ficando mais fácil a abertura/fechamento, e o tecido do forro agora é lavável e mais ventilado para aumentar o conforto
O N-44 é um capacete de apenas dois cascos externos: um menor para os tamanhos XS, S, M é um maior para os tamanhos L, XL e XXL. Dessa vez fiz a escolha pelo tamanho M (57/58) que é o tamanho do AGV GP Tech ao invés do L (59/60) que tinha comprado para o N-43 e espero que esse tenha vida útil maior. Está justo, deixa a cabeça "menor" (casco externo menor) sem perder o conforto.
Tem peso ligeiramente menor que o N-43 e igual ao AGV Blade, mas perde para o GP Tech que é feito em fibra de carbono, enquanto o N-44 é feito em policarbonato.
O custo da importação ficou em R$ 1.100,00 pagando o imposto de importação, frete e a nova taxa de despacho que a ECT está embutindo nas encomendas internacionais (R$12,00). Como o capacete não é comercializado no Brasil, não tenho base para comparação exceto o ML, onde os importabandistas estavam pedindo R$ 1.200 em agosto/2013 (data do último anúncio veiculado).
Essa proximidade de valores pode ser atribuída à desvalorização do real que está deixando os artigos importados mais caros.
Comparando com capacetes escamoteáveis de marcas tradicionais, o N-44 só é mais caro que o N-90 (indisponível atualmente) e é praticamente a metade do preço do Shark Evoline 3 (modelo comercializado pela HD como FXRG) e Shoei Multitec. A Arai não tem modelo escamoteável e os revendedores AGV não tem trazido o Numo.
A SHARP (órgão britânico que avalia a segurança dos capacetes comercializados no Reino Unido), não avaliou o N-44, mas o modelo tem certificação EEC e DOT.
Agora é colocar na cabeça e usar para ver se confirma os reviews do Revzilla.
7 comentários:
E aí, gostou do capacete? Estou cogitando comprar um também!
Eu já gostava do antecessor, esse está se mostrando melhor: montagem/desmontagem mais simples e ventilação melhorada.
Foi uma boa compra, principalmente comparando com o similar vendido no mercado nacional (Zeus 611).
Fala, Wolmann!
Acha que o nolan N-44 é tão seguro quanto um fullface? Acha que a queixeira aguenta o tranco de um impacto?
E quanto ao intercomunicador da Nolan, da pra comparar com um G9x?
Um grande abraço!
Lion.
Lion, eu não uso intercom, mas se vier a fazer uso do equipamento usaria o Nolan system pela vantagem do sistema ter sido projetado para o capacete e vai encaixar com mais facilidade. As funções são idênticas, variando o raio de atuação.
A Ultimate Motorcycling fez uma matéria comparando o Q2 com o sistema da Nolan: https://ultimatemotorcycling.com/2009/01/30/nolan_n-nom_and_cardo_scala_rider_motorcycle_bluetooth_test/
Sobre a integridade do casco, a melhor comparação é com o articulado. Nessa comparação acho que o encaixe do sistema do Nolan é mais seguro que o encaixe dos articulados por ter apenas um ponto para garantir a rigidez do casco, ao contrário dos articulados que contam com dois pontos: o encaixe e a articulação.
A própria viseira do N-44 quando está fechada já deixa o casco mais rígido, mesmo sem a queixeira.
Mas respondendo à sua pergunta: sim eu acho que o N-44 agüenta o impacto como um bom casco fechado de policarbonato e vai ser inferior aos cascos que usam kevlar e fibra de carbono na composição, tal e qual os cascos fechados feitos apenas com policarbonato.
Abraço.
Gostei de seu comentario a realidade da vendas de moto, seja DH ou outra marca,sempre prevalencendo a venda final, nunca o atendimento de problemas que possivelmente surgiram. Já passei por 32 motos e finalmente cheguei na HD Ultra, boa maquina, desde de que VC entenda um pouco de mecanica, pois depender das concessionarias, estamos orfãos, peças nem comentar. Concordo com os cafés e passeios, só para fazer bonito na foto. Mas vamos levando, encontrando amigos motociclistas que realmente valorizam suas conquistas. Grato Vofeio
Nem na Alemanha encontrei o Nolan 44 a venda em lojas, no ML não há nenhum a venda, sabe aonde encontro no Brasil para comprar?
A Motoponto de Caruaru diz que tem, mas, segundo informações, só cobram e compram lá fora em seu nome, sendo assim está sujeito a pagar todos os impostos, para isso não precisamos de intermediários.
O meu foi importação direta da Alemanha. Comprei na loja online da FC-Moto (wwww.fc-moto.de) e foi taxado no recebimento na agência dos Correios (60% de imposto de importação sobre o valor convertido da nota de envio e R$12,00 de taxa interna dos Correios, no Rio não cobram ICMS sobre a operação).
Ainda assim foi válido porque o modelo não existe no Brasil, tem frete inferior ao cobrado pelas lojas online americanas e o IVA (ICMS) é descontado do valor final a título de Tax Free por ser brasileiro.
Faça uma pesquisa no site que vai encontrar não só o N-44, como também encontra o antecessor dele, o N-43.
Atualmente a variação cambial pode deixar o capacete com preço bem perto dos preços praticados para os capacetes fechados vendidos no Brasil.
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