São Paulo é um destino bastante interessante para quem sai do Rio de moto. A Dutra e a SP 070 (Rod. Carvalho Pinto/Ayrton Senna) são boas estradas e permitem uma viagem bem segura.
Quem leu o post sobre o roteiro do HOG e assustou com o número de paradas deve pensar que o grupo do HOG é um grupo bastante heterogêneo, com motos que tem menor autonomia como as Sportsters 883R e Iron e precisa de tempo maior de parada por conta do maior número de participantes.
Não sigo com o grupo do HOG pois trabalho na sexta feira e vou adiantar o serviço para sair na hora do almoço, quando o grupo já terá saído há algum tempo.
Eu tenho bastante experiência nesse roteiro e se você tiver uma autonomia maior pode economizar paradas. Normalmente saio abastecido do Rio, partindo da Zona Sul direto pela Linha Vermelha e acessando a Dutra. Minha primeira parada é pouco antes do segundo pedágio da Dutra, no Graal Itaitaia com mais ou menos 2h30 de viagem e isso vai me fazer parar novamente na SP-070, no posto Frango Assado em Jacareí, novamente com mais ou menos 2h30 de viagem e só parando novamente no hotel em São Paulo (mais 1h30 de viagem). Viagem tranquila e dentro dos limites da estrada (o complexo da SP-070 é cheio de radares de velocidade e não convém facilitar.
A chegada em São Paulo requer um pouco de atenção: a via expressa da Marginal Tietê tem tráfego proibido para motocicletas, devendo usar apenas as vias laterais ou a via entre a via expressa e a via lateral. Uma boa dica, é se manter na via mais lateral a partir da entrada da Ponte Cruzeiro do Sul, pois para quem vai acessar a Nove de Julho ou 23 de Maio por Santana se não estiver atento vai passar a entrada e o retorno vai ser bem complicado.
A dica serve também para quem vai ao evento deste final de semana no Anhembi e está hospedado no IBIS Barra Funda. O Hotel está praticamente na margem da Marginal Tietê e para acessá-lo será necessário entrar na rua do hotel logo após o sambódromo paulista.
Dentro de São Paulo existem basicamente duas alternativas: contornar as marginais até as entradas dos bairros procurados como Moema, Itaim, Vila Olímpia ou seguir por dentro da cidade através da Nove de Julho para esses bairros ou via 23 de Maio até o Ibirapuera. Quase tudo de interessante está nessa área da cidade (Moema, Itaim, Vila Madalena e Vila Olímpia).
Bares "temáticos" para motociclistas existem vários: Johnnie Wash, Gas Wash, Galpão Wash, Seca Suvaco, Bar do Xerife são alguns que eu conheço. Esses bares são em sua maioria, oficinas ou lava- rápidos que oferecem um bar para os clientes sentarem enquanto o serviço é feito e após o expediente da oficina ou durante o expediente noturno a clientela acaba movimentando bastante o bar. É bom lembrar que existem opções de gastronomia bem melhores e que esses bares acabam oferecendo cerveja e petiscos na maior parte do cardápio. Tem muita moto parada e devem estar bastante movimentados neste fim de semana.
Eu já estive nesses bares, mas atualmente prefiro opções onde se come melhor porque um bom "bar de motociclista" é qualquer bar onde se reúna os amigos e se consiga ficar de olho nas motos paradas na rua.
Opções de casas noturnas também é variada: Wild Horse e Bourbon Street em Moema tem bandas ao vivo e na nova Faria Lima existem várias opções, praticamente uma ao lado da outra. Perto do IBIS Barra Funda está o Bar Brahma Aeroclube que é muito bem recomendado.
E para quem quer aproveitar o fim de semana para andar de moto nas estradas paulistas, são várias as opções para isso: Castelo, Castelinho, Bandeirantes são excelentes. O HOG Auto Star SP vai descer a Imigrantes/Anchieta e o HOG ABA SP vai pegar a D. Pedro. Para gastar o tempo sem rodar com o HOG, um café da manhã no Serra Azul em Itupeva, no km 72 da Rodovia Bandeirantes, costuma ser ponto de encontro de motociclistas.
E na hora de voltar para o Rio eu costumo marcar encontro no primeiro posto da Rodovia Ayrton Senna (km 29) e de lá seguir de volta para casa, abastecendo novamente no Graal do Clube dos 500 em Guaratinguetá e no Ipiranga da Casa do Mamão em Piraí. São paradas a cada 2 horas e fazem render bastante o tempo na estrada.
Agora é pegar a estrada e aproveitar a cidade e o evento como bônus.
3 comentários:
Vale lembrar que o posto Ypiranga da Faria Lima sempre tem moto e costuma ser um bom ponto de encontro!
Adelino, os trens do HOG foram inicialmente programados com 4 paradas não só pelos motivos que você mencionou (grupo heterogêneo com pessoas indo pela 1a vez, motos com menor autonomia, etc.) mas também porque iríamos ter uma escolta para entrar em São Paulo de RCs da ABA. Como não foi possível essa escolta acabamos abortando a última parada (50 km depois da parada anterior e menos de 40km de SP), ficando em 3 paradas na ida.
Na volta fizemos 3 paradas de reabastecimento e a 4a parada foi para o almoço em Penedo.
Apesar de ter marinheiros de 1a viagem o grupo andou muito bem e com disciplina, mostrando que vale a pena investir em treinamento (foram 2 turmas de Rider I no 1o semestre, a palestra do Artur na reunião da viagem e ainda disponibilizei para todos os inscritos o vídeo que o Tanure fez pro HOG).
Fim de semana muito bom aonde encontramos muitos amigos e tivemos a oportunidade de fazer novos.
Viagem bem melhor que alguns veteranos que se envolveram em acidente perto de Volta Redonda e que graças a boa estrela dos envolvidos terminou apenas em prejuízos materiais e um grande susto.
O HOG continua sendo uma ótima forma de se iniciar no mundo HD e uma excelente escola para se aprender e aprimorar técnicas de pilotagem.
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