sábado, 9 de março de 2013

Nova softail no catálogo americano: Breakout

A softail Breakout era uma versão criada para o catálogo CVO, diferenciada das demais pelo projeto e pela mecânica.

Agora ela entra também no catálogo da fábrica. Dan Morel postou a novidade no grupo do Biker Friends no Facebook e já vi postagem semelhante no Fórum Harley.

O modelo está na capa do site americano e quem quiser ver a criança acesse: http://www.harley-davidson.com/en_US/Motorcycles/breakout.html

Dan Morel postou o link de um artigo publicado na web sobre o lançamento e para quem tiver curiosidade: http://www.motorcycle-usa.com/620/15719/Motorcycle-Article/2013-Harley-Davidson-Breakout-First-Look.aspx

Comparando as especificações dos últimos lançamentos na família softail: a Slim e a Breakout, com a Blackline que sai do catálogo em 2014 nota-se que a Breakout é a maior, mais alta e mais pesada embora não seja o maior vão livre do chão.

A moto usa pneus de perfil baixo, rodas de liga e adotou a medida 240mm (mesma da V-Rods) na traseira. A placa lateral, permitida nos EUA, não será adotada na linha HDI. Deve receber o suporte na traseira eliminando o vão visto entre o pneu e o paralama, semelhante ao da Muscle.

O guidão drag bar mostra uma solução melhor para o velocímetro que o guidão da Blackline já que o tanque parece ser uma herança da Blackline.

Essa nova softail vem inspirada na tendência drag bike e parece uma leitura mais conservadora da VRSC. A Breakout me lembra muito as japonesas: distância entre eixos maior, pneu largo na traseira e frente fina. Sem falar que usar esse perfil baixo nas grandes cidades brasileiras vai ser dolorido. Mas tem quem goste.

Se ela vem para o Brasil? A princípio pode vir já que estará no catálogo HDI, mas sem homologar o TC103B vai precisar de adaptações para receber o TC96B.

Esse lançamento mostra uma nova investida da HDMC na busca de mercado fora do tradicional, onde já vem enfrentando a concorrência da Indian e da Victory. A "modinha" Blackline não deu certo, vamos ver se a "modinha" Breakout pega.

14 comentários:

Guille disse...

Wolfmann e pq não vir com o TC103B?
E acho que a suporte de placa lateral tbem vai ser problema aqui no Lisarb.

abraço

wolfmann disse...

O TC103B ainda não foi homologado no Brasil e, de acordo com as informações divulgadas na época da divulgação do catálogo 2013 brasileiro, o TC96B atende todas as normas brasileiras de emissão de gases.

Esse motor virá para o Brasil quando deixar de ser viável manter a fabricação apenas para atender o mercado brasileiro.

Já a placa lateral é questão de regulamentação do DENATRAN que exige a posição na traseira e centrada de forma a ser vista em qualquer posição. A placa lateral é tolerada pelas autoridades, mas inviabiliza a homologação do modelo zero km.

Lipe disse...

Então por favor me Explica se o 103 não e mologado no brasil, como a Electra Glide Ultra Limited(http://www.harley-davidson.com/pt_BR/Motorcycles/electra-glide-ultra-limited.html#!specs) vendida no brasil sai como o moto 103???

wolfmann disse...

Lipe, as tourings (Ultras, RKs e Street Glides) usam o motor TC103, versão sem os balanceiros que neutralizam as vibrações do motor.

As softails, e não apenas a Breakout, mas Fat Boy, Heritage, De Luxe e Blackline, usam o TC 103b que tem esses balanceiros no virabrequim para neutralizar as vibrações.

O motor TC 103 está homologado, mas o TC 103b não.

Motivos para isso? Só a HDMC pode explicar, mas a não homologação é o empecilho legal para a não comercialização desses motores nas motos brasileiras.

Minha opinião é que não existe vontade da HDMC em homologar esse motor enquanto a fábrica de York estiver com ele na linha de montagem. Hoje em dia apenas Brasil e Japão (entre os mercados importantes) usam esse motor e acho que o Japão deixa de usá-lo ainda este ano.

O uso dos motores 103 nas tourings, de acordo com a HDMC Brasil, é um "diferencial da família touring". Se você usar a adoção do ABS nas softails e Dynas, que tem defasagem de dois anos em relação ao lançamento nos EUA, acredito que o catálogo 2014 possa ter esse motor como diferencial em relação ao catálogo 2013 que trouxe apenas pinturas como novidade.

Eu torço pela entrada de modelos que já estão em linha por lá desde o ano passado como a softail Slim ou a Sportster 72 (prefiro a 48, mas essa iria atrapalhar bastante a venda da Sporster 1200 Custom).

A Breakout é a candidata menos provável enquanto não estiver em linha de montagem na fábrica de York, mas não custa torcer porque as Rockers apareceram por aqui antes do que se esperava.

O Salão Duas Rodas deve trazer as novidades para o Brasil em outubro.

Escolhido disse...

Então a vendedora me enganou bonito...

Se o TC103 já está homologado, por que a FatBob não é vendida com ele e sim com o TC96?

Pelo o que ví nos EUA, o TC103 é o propulsor da FatBob desde 2012!

Acho que por aqui esse "diferencial" é usado apenas para ajudar nas vendas dos modelos maiores e não para satisfazer todos os consumidores...

wolfmann disse...

O marketing da HDMC é uma coisa difícil de ser entendida.

Acredito nos TC103 equipando toda a linha em 2014 porque a fábrica de York está começando a se reaparelhar, indicando o final dos 96.

Anônimo disse...

Sera que a Slim chega em 2014?

wolfmann disse...

Até agora nada indica mudanças no catálogo brasileiro.

Anônimo disse...

Oi Wolfmann. Sou o Oswaldo, postando com "anonimo" por ignorancia... Vc acha que vale a pena customizar uma Blackline pra ficar parecida com a Slim, ou esperar definicoes da Harley. Estou indeciso porque o investimento é consideravel. Um abraco!
Oswaldo

wolfmann disse...

Oswaldo, eu aguardaria mais um pouco, provavelmente até passar o aniversário da HD que será comemorado no fim de agosto em Milwaukee.

Não existe definição sobre a política de vendas nem para os EUA, apenas os modelos que deixam de ser produzidos como a própria Blackline e a XR1200 entre outras.

Além disso, partir de uma Blackline para deixar parecida com a Slim não seria a minha escolha: além de precisar mudar toda a dianteira (mesa, farol, roda e pneu) ainda seria preciso instalar plataforma, tirar o comando avançado,trocar os comadndos do pé, mudar o tanque e o velocímetro, mudar a ignição, mudar o guidão, colocar um riser... Muita coisa.

Se pretende mesmo fazer isso, procure uma Heritage usada(de preferência custom) para servir de base que vai poupar muito tempo e dinheiro já que as mudanças seriam muito mais estéticas (paralamas. guidão, banco) e rebaixar a suspensão.

Abraço.

Anônimo disse...

Valeu, Wolfmann! Vou esperar um pouco e, se nao vier a Slim, repensar a customizacao, possivelmente partindo da Heritage. Obrigado e um abraco! Oswaldo

Johnny disse...

Será que a Softtail Breakout vem pro Brasil sem ser essa versão feia pra porra de CVO?

Ah! Acabei de ler que uma forma de promoção dessa motoca nova é o filme do Capitão America que vai montar nela pra dar aquela ajuda nas vendas.

¬¬ Mas essa versão CVO é feia demais. Claro, uma questão de gosto, mas ficou baihana.

Johnny disse...

Viiish, não sei se meu primeiro comentário foi...

Será que essa Softtail Breakout vem pro Brasil, porque essa versão CVO é muito feia.

Ah! Acabei de ler que a Harley vai promover a motoca nova com o novo filme do Capitão America, que vai estar montado em uma.

Já, a versão preta dela, achei agradavel aos meus olhos *-*

wolfmann disse...

e não veio. No catálogo brasileiro só vamos contar com a versão CVO.

Eu ainda torço pela chegada da Softail Slim, mas tanto uma quanto a outra só em 2015 porque para 2014 já fecharam o catálogo.