Com uma quarta em ritmo de segunda e em uma semana de três dias, vamos começando 2013 e já me perguntaram se a HDMC vai cumprir as "promessas de campanha" feitas na briga judicial com o antigo dealer.
Acho que não muda muita coisa, infelizmente.
O ano de 2012 terminou de forma muito satisfatória no balanço da fábrica, com metas cumpridas e com a rede de autorizadas em expansão. Já são 14 dealers: Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo (2), Campinas e a caçula entre os dealers: Ribeirão Preto. O sudeste brasileiro é completado pelo mesmo grupo responsável pelo Rio de Janeiro e Belo Horizonte. No centro-oeste já são três: Campo Grande, Goiânia e Brasília e no nordeste já abriram Fortaleza e Recife, com a loja em Salvador prestes à inaugurar.
A fábrica fabricou e vendeu em 2012 o maior número desde a inauguração em Manaus (números finais ainda não aparecem no site da ABRACICLO) e a meta para 2013 é um aumento de 30% no mínimo desses números. Coisa que considero fácil em um mercado com demanda alta e movido pelo desejo. Vender HD é fácil, nem precisa muito trabalho porque os consumidores compram sem racionalizar suas necessidades, movidos pelo impulso da HD na garagem.
Com tudo isso, para que mudar? Para que cumprir a "promessa" do Centro de Distribuição capaz de entregar qualquer peça em até sete dias ou a "promessa" do Centro de Treinamento capaz de treinar até 200 novos funcionários (em todas as áreas de atuação de um dealer) em cada mês?
A imposição da reserva de mercado das peças de reposição segue cada vez mais forte, onde os dealers americanos estão exigindo cartão de crédito americano para efetivar compras via internet e já ouvi algumas estórias que seria exigido o documento da moto para vender peça no balcão.. por via das dúvidas, levarei o meu documento na próxima viagem.
Sem falar na política de montagem que não atende a demanda do mercado até que a meta seja cumprida, sem ter muita preocupação com o tempo de espera.
Nesse cenário, qual fábrica se incomodaria em melhorar sua atuação?
Por isso, acho que não teremos mudanças significativas pró-consumidor em 2013. Espero estar errado.
Um comentário:
É Wolfmann,
Compartilho o mesmo pensamento. E ainda se a meta é vender + 30% em 2013, acredito que vamos ver mais reclamações. Com relação ao dealer Carioca e ao Mineiro, soube por fonte interna , que as duas concessionárias trocaram de dono. Ou seja, que o grupo Catalão não esta mais por detras delas.
Abcs
Alex
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