domingo, 5 de junho de 2011

Abraciclo: final da fase Izzo

A HDMC terminou seu relacionamento comercial com o Grupo Izzo em Fevereiro deste ano com um acordo extra-judicial para levar a termo o contrato entre as duas partes.

O Grupo Izzo, de 2006 até o final do contrato comercializou 15711 motocicletas fabricadas pela HDMC na fábrica de Manaus.

No "fim de feira" de janeiro de 2011, foram produzidas e vendidas 114 motocicletas, que em conjunto com parte do encalhe (bem reduzido pela venda a preço promocional do Grupo Izzo) chegaram a 259 unidades em um mês, mantendo a média de 2009 e 2010.

O saldo para os novos dealers ficou em 404, sendo a maioria constituída de Dynas e Sportsters. Os modelos menos procurados (VRSC e XR1200) não tiveram grandes encalhes porque tiveram uma baixa produção em 2010. Como curiosidade, as softails mostraram ser uma preferência do mercado ao não deixar nenhum encalhe para os novos dealers e as Tourings deixaram um encalhe mínimo, já devidamente zerado já que só se encontram motocicletas com os novos motores TC103.

Acredito que o encalhe de 2010 deva fazer parte da estratégia da HDMC para que os novos dealer começassem as atividades com estoques em bom número dos modelos considerados como sendo de entrada.

Hoje em dia temos uma ligeira espera pelas softails e tourings e pronta-entrega de Dynas e Sportsters 883 (Iron e Roadster). Modelos menos procurados como a XR1200X, VRSC e Rockers tem espera apenas da entrega da fábrica ao dealer, já que a relação de oferta e procura vem se mantendo equilibrada.

Em tempo: essa análise se baseia nos números publicados pela ABRACICLO em seu site e referem-se ao primeiro quadrimestre (jan/fev/mar/abr) de 2011. Como outra curiosidade, a HDMC deu férias coletivas durante o mês de fevereiro/2011, mês de produção zero.

Nenhum comentário: