sábado, 18 de setembro de 2010

HD: um projeto atemporal

Atemporal? O que é atemporal?

A primeira vez que li isso foi em uma definição criada pelo JF do Dark Side Riders, onde o projeto da HD teria uma constância ao longo dos tempos, nunca envelhecendo e sempre se mantendo atual, e o mais importante servindo de modelo para os demais fabricantes.

Muitos não concordam e criticam com base exatamente no projeto ultrapassado, defasado tecnologicamente em relação aos modelos de ponta produzidos pela indústria motociclistica.

O projeto de uma cruiser-custon-touring ou sei lá que outra definição queiram inventar deveria incorporar o que mais além de confiabilidade e facilidade de manutenção... afinal você quer ficar parado na estrada porque o rádio deixou de tocar e os circuitos são todos integrados e fizeram a injeção parar de funcionar ou prefere procurar um fusível queimado e trocá-lo para seguir viagem?

No fórum do Motonline (http://www.motonline.com.br/) houve duas intervenções bastante interessantes sobre essa definição de projeto atemporal da HD que vale a pena transcrever. Uma das intervenções foi feita pelo Wbugno, amigo e companheiro no Biduzidos e a outra foi feita pelo Leoclima, que acompanha o blog e tem colaborado com vários comentários:

wbugno - Quase sócio - Registrado: 08 Nov 07 - Status: Offline -Mensagens: 2048
Enviado: 17 Set 10 em 08:44 IP gravado

rsrsrs...
Já houve tantas derrapadas aqui ou no biduzidos que me dá para levar muito em consideração... Como o pessoal comentou o Leo é gente boa, desbocado, mas é como a HD faz parte do estilo... rsrsrs

Inclusive como complemento às suas observações, o "excesso de lata" e etc, faz parte do charme da HD, são CLÁSSICAS, este fator que além de tudo é o que faz que as usadas se desvalorizem menos, lembre que muitos compram pelo status da HD e vão para usadas por que não aparentam idade... É o lance das montadoras de carros estão explorando, que lançam modelos novos o tempo todo para atrair os fãs das novidades que querem ser admirados por ter o ultimo modelo e etc, por sua vez sempre que sai um modelo novo derruba o preço da versão anterior e isto não ocorre com as HDs, se você pesquisar por ai vai achar usadas com preço mais alto que a 0km por conta do samba de criolo doido da Izzo que baixa o preço em promoção...

Além disto a HD é mais que uma moto, é um estilo de vida, você compra a moto e ganha de brinde um monte de gente para bater papo, trocar idéias seja lá onde for que você parar, isto só acontece com poucas tribos de motociclistas como os speedeiros, por exemplo... Também tenho BMW e posso te garantir que esta "elite" dos beemers tem hora que dá nojo... Para exemplificar melhor, eu levo a RT para lavar na Officer Bandeirantes, deixo a moto lá e atravesso a rua e vou trocar idéia e tomar café na HD que fica em frente... Abrx...

Motociclistas de bem com a vida
http:\\www.biduzidos.com.br -visite nosso forum São Paulo - SP HD EG 2008 / BMW RT 2010


Leoclima - Quase sócio -Registrado: 21 Jan 10 - Status: Online -Mensagens: 1434
Enviado: 17 Set 10 em 09:09 IP gravado

Concordo com o relator.
Eu mesmo quando comprei a minha HD não havia me dado conta do
que é uma HD. É uma clássica, uma referência, um ícone das motocicletas. É como se fosse o gabarito das motos. Olhando-se as "outras" (Midnight, Boulevard, etc) é que se vê como as HDs são muito melhores.A Boulevard foi recentemente "modernizada" pela Suzuki e veja o mostrengo que ficou .
Outro exemplo : A Honda Hornet: Qum comprou uma Hornet em 2007 ficou com uma velharia ruim de tudo na mão : Ruim de freio, de quadro e de motor. Quem comprou uma HD em 95 ou antes continua com uma HD, tão valorizada e boa quanto uma 2010.
E vai aumentar de preço. Se eu tivesse grana, compraria uma Fat Boy e deixaria valorizar.
Outra diferença que eu vejo : Nos jaspions (frequento muito Itaipava) , só
faz sucesso quem chega com novidade. Quem tem CBR 1000 RR não manda nada . Só de BMW 1000 RR e MV Agusta ou Suzuki 1000 modelo 2011.
Já quem chega com uma Harley modelo 1977 inteira num meio de HDs, faz muito sucesso.
E o preço do seguro ? As HDs são as beeeem mais baratas. Sem falar do pior caso : O cara dá quase 50 mil numa Boulevard 1500 e alguém chega e pergunta : É uma Harley????
Harley-Davidson Dyna Custom 09/09 Red Hot Sunglo
Teresópolis - RJ


Isso é HD: se precisar explicar algo mais, com certeza vocês não vão entender.

Nenhum comentário: